PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL SUPERA EXPECTATIVAS DA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL SUPERA EXPECTATIVAS DA PETROBRÁS

A capacidade do pré-sal está superando as projeções. Em detrimento da queda na produtividade no pós-sal da Bacia de Campos, os primeiros quatro poços do campo de Lula têm produzido 50% a mais que o esperado. O governo está de olho nesse rendimento, e já anunciou que a concorrência para o primeiro leilão do pré-sal, em novembro de 2013, vai considerar não só a área cedida, mas também o volume produzido.

Somente a área da cessão onerosa e o potencial recuperável de Lula e Sapinhoá, campos que a Petrobrás já declarou comercialmente à ANP, têm potencial para alcançar 15,4 bilhões de barris. De acordo com Carlos Tadeu Fraga, gerente-executivo de Exploração e Produção da Petrobrás, esse volume equivale a toda a produção da estatal desde a fundação. Os poços têm tido produtividade melhor do que o inicialmente esperado.

Os poços de Lula atingiram a projeção esperada para seis poços: 100 mil barris por dia. o pré-sal responde hoje por 5% da produção da Petrobrás. Esse percentual deve aumentar, em 2016, para 31%, e chegar à 50% em 2020. Atulamente, o horizonte potencial de reservas da Petrobras é de 31,5 bilhões boed, o dobro de tudo o que já foi produzido. Mas essa quantidade sequer considera campos como o de Carcará, na Bacia de Santos, que ainda não foi comercialmente, e que pode ser um dos maiores reservatórios.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of