PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL TEVE ALTA DE 45% EM UM ANO
O pré-sal é realmente uma joia rara no território brasileiro. Os números da Petrobrás, que não para de bater recordes de produção na área, mostram que este fato já está mais do que consumado, como indica a alta de 45% na produção de óleo e gás comparando-se dezembro de 2016 com dezembro de 2015.
Para se ter ideia, a produção total da companhia no pré-sal ficou em 1,58 milhão de barris de óleo equivalente (óleo e gás) no mês de dezembro, configurando esta alta expressiva.
A produção exclusiva de petróleo no pré-sal operada pela estatal no período alcançou uma média de 1,27 milhão de barris de por dia, o que corresponderia a 55,2% da produção da empresa no País naquele mês, de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia. No entanto, a companhia tem sócios em alguns blocos, de modo que não é a detentora de toda essa produção.
Além disso, esses números representam uma alta de 9% apenas em relação a novembro, quando a produção ficou em 1,16 milhão de barris de petróleo por dia, sendo que o mês de dezembro também foi marcado por um novo recorde diário na produção da empresa no pré-sal, com uma marca de 1,34 milhões de barris no dia 29 de dezembro.
Já a produção média anual operada pela Petrobrás no pré-sal, em 2016, também foi a maior da história da companhia, atingindo a marca de 1,02 milhão barris de óleo por dia e superando a produção de 2015 em 33%.
De acordo com a estatal, os principais destaques para a expansão no ano passado foram o campo de Lula (áreas de Iracema Norte e Iracema Sul, com os FPSOs Cidade de Itaguaí e Cidade de Mangaratiba) e o campo de Sapinhoá (FPSO Cidade de Ilhabela), localizados no pré-sal da Bacia de Santos, a área do Parque das Baleias (P-58), na porção capixaba da Bacia de Campos, assim como o início da operação de três sistemas de produção, sendo dois no campo de Lula (FPSO Cidade de Maricá e FPSO Cidade de Saquarema) e um em Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba), localizados no pré-sal na Bacia de Santos.
Parabéns aos técnicos e todos os funcionários da Petrobras
[…] Fonte: Produção do Pré-Sal teve alta de 45% em um ano […]