PRODUÇÃO EM LULA SUPERA A MARCA DIÁRIA DE 1 MILHÃO DE BARRIS DE PETRÓLEO
A coleção de recordes do pré-sal acaba de ganhar mais um feito histórico. A Petrobrás divulgou que a sua produção operada no campo de Lula, na Bacia de Santos, superou em maio a marca diária de 1 milhão de barris de petróleo. Alguns meses antes, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção da área estava na média de 909 mil barris de petróleo por dia (dados de março).
Em abril, a estatal já havia alcançado outros números importantes no pré-sal, com produção média mensal da camada alcançando 1,94 milhões de barris de óleo equivalente (boe), além do pico diário de produção de 2,07 milhões de boe.
A produção acumulada operada pela Petrobrás no pré-sal atingiu 2,5 bilhões de barris de óleo equivalente nos últimos dez anos. O volume corresponde a toda reserva provada da Argentina, por exemplo. Hoje, o pré-sal das bacias de Santos e Campos já responde por aproximadamente 60% da produção nacional.
E vão leiloar os excedentes da cessão onerosa com potencial de produção superior ao de Lula. Brasil difícil de entender, pois complicam o que era fácil e o informalmente acordado de deixar que a Petrobras cuidasse de todas as áreas da cessão onerosa onde já investiu, e muito. Agora teremos leilão, unitizações, judicialização e certamente outras pendências de toda ordem.
Que grandes governantes e gestores nós temos não (sic.)? Para que simplificar se podemos confundir em nome de um malsinado projeto entreguista e lesa-pátria.