PRODUÇÃO MÉDIA DE PETRÓLEO NO BRASIL DEVERÁ AUMENTAR EM 325 MIL BARRIS DIÁRIOS
Um relatório publicado pelo Goldman Sachs estimou em 206 mil barris por dia a elevação da produção de petróleo no Brasil neste ano e em 325 mil barris por dia em 2015, atingindo a maior taxa de crescimento do continente, excluindo-se a América do Norte. Segundo o banco, o declínio da produção da Bacia de Campos e um início lento da extração do pré-sal deixou um cenário frustrante no país entre os segundos trimestres de 2012 e 2013. Agora, segundo o relatório, a frustração está ficando para trás.
O Goldman Sachs também ressaltou que as atividades de manutenção realizadas em Campos estão levando a um alinhamento gradual das taxas de declínio da produção para o padrão geológico de 10 a 11% por ano. Desde 2013, a Petrobrás colocou em operação 10 sistemas de produção, sendo três neste ano. Outras duas plataformas ainda vão entrar em operação até dezembro. “É importante ressaltar que a nova capacidade de plataformas entregues entre os terceiros trimestres de 2013 e 2014 deve permitir que os poços sejam conectados nos próximos 12 a 18 meses, sustentando um crescimento forte com risco limitado”, diz o relatório.
A produção de petróleo do Brasil atingiu recorde de 2,326 milhões de barris diários em agosto, com alta de 15,7% na comparação com o mesmo mês de 2013, puxada pela produção no pré-sal brasileiro. Apesar de o momento do avanço da produção brasileira acontecer em um momento de queda do preço do petróleo no mercado, o relatório destacou que a sustentabilidade dos projetos na Bacia de Santos não está ameaçada, já que o custo marginal é baixo no local.
A quem mora em Jaconé, esse porto não interessa, queremos paz, tranquilidade e segurança. Nossa mão de obra não está a altura desse projeto, e o morador daqui quer continuar a ter o direito de viver em paz, sem esse tal progresso que só trás desgraças e insegurança. Só quem vai ganhar com isso são esses políticos gananciosos que só querem gastar mal gasto o dinheiro dos royalties.