PRODUTORES DE CANA PROPÕEM AUMENTO DE ÁLCOOL ANIDRO NA MISTURA DA GASOLINA PARA 27,5%
Produtores de cana de açúcar propuseram, por meio da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), um novo aumento no percentual de álcool anidro na gasolina, de 25% para 27,5%. No ano passado, essa proporção havia aumentado de 20% para 25%. A proposta será analisada pelo Ministério de Minas e Energia. Se aprovada, a medida amenizaria a intensidade da elevação prevista para o combustível esse ano.
O Ministro da Agricultura, Neri Geller (foto), lembrou que as quebras nas últimas safras e o decréscimo nas vendas de álcool e açúcar fizeram com que várias usinas fechassem as portas. Para o ministro, o aumento da proporção de álcool anidro na mistura da gasolina pode ajudar o setor a sair da crise.
A alteração pode, no entanto, trazer problemas para os motores dos carros. Como o etanol é mais corrosivo, os veículos importados para o Brasil recebem mangueiras mais resistentes. Os modelos que não passaram por essa adaptação sofreriam mais com a mudança. Além disso, dependendo da tecnologia do motor, a elevação do percentual de etanol pode implicar maior consumo de combustível.
Deixe seu comentário