PROFESSORES RECEBEM PRÊMIO ESPECIAL POR SUA CONTRIBUIÇÃO POR TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA UFRJ
Um reconhecimento especial. A professora da Poli-UFRJ, Juliana Baioco, ganhou um prêmio pelo reconhecimento de sua liderança e contribuição à sociedade e para as atividades de engenharia por seu trabalho desenvolvido na Universidade. Docente do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, Juliana é formada em Engenharia de Petróleo pela Poli-UFRJ e possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil, com ênfase em Petróleo e Gás pelo PEC/COPPE/UFRJ. Atua ainda como pesquisadora no Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore (LAMCSO). O prêmio, foi concedido pela maior associação mundial de profissionais de Exploração e Produção, a SPE – Society of Petroleum Engineers, seção Brasil.
A cerimônia de entrega da premiação, será na próxima terça-feira, dia 18, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo, no centro do Rio de Janeiro. Juliana Baioco diz que “Fico extremamente honrada e com uma responsabilidade a mais agora para fazer jus ao prêmio. O prêmio é uma consolidação do trabalho desenvolvido ao longo de anos no âmbito do comitê jovem da SPE. É um reconhecimento do trabalho desenvolvido na universidade, que se reflete na qualidade dos egressos”
Também da Poli-UFRJ, três outros professores receberam uma premiação especial nesta quarta-feira(12) em homenagem ao pedido de patente do Sistema Externo de Movimentação de Fluídos em um Tanque de Armazenamento, desenvolvido para a Transpetro. São os professores Alexandre Alho, Marta Tapia e Peter Kaleff, do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ. Eles receberam o Prêmio Inventor Petrobrás 2018,em cerimônia no Cenpes.
O projeto envolveu o desenvolvimento de um sistema inovador para facilitar o desempenho operacional e a manutenção de um tanque para armazenamento de óleo. Trata-se de um sistema que não utiliza hélices, mas um sistema externo de bombeamento para fazer a movimentação e, assim, evitar a formação de borra, o que facilita a manutenção. Além dos três professores, participaram do projeto sete alunos de graduação da Engenharia Naval e Oceânica da Poli-UFRJ, entre eles, dois estudantes espanhóis participantes de um programa de intercâmbio de graduação na instituição.
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