PROGRAMA LUZ PARA TODOS FAZ 15 ANOS AINDA PRECISANDO ATENDER MAIS 2 MILHÕES DE PESSOAS SEM ENERGIA ELÉTRICA
Todos têm direito à energia elétrica. Essa é a premissa do programa Luz Para Todos (LPT) que completa 15 anos neste mês de novembro. O objetivo é levar gratuitamente o acesso à energia para moradores no meio rural e atuar no desenvolvimento econômico e social, contribuindo para a redução da pobreza e da fome nas comunidades atendidas. Apenas em 2018, foram realizadas mais de 53 mil novas ligações em domicílios, beneficiando 212 mil pessoas. As melhorias trazidas para a vida das pessoas do campo podem ser medidas de muitas maneiras: aumento da renda familiar, melhores condições na saúde, oportunidades de trabalho, segurança nas comunidades e retorno aos estudos. Segundo uma pesquisa realizada pelo governo federal, 93% das pessoas entrevistadas afirmaram aumento de qualidade de vida.
Além da instalação de postes e fios, o Luz para Todos também inova para atender as regiões de difícil acesso. Em parceria com a Eletrobrás e com as concessionárias locais, são instaladas mini usinas fotovoltaicas com placas solares para o atendimento dessas áreas isoladas. Para o diretor do Luz Para Todos do Ministério de Minas e Energia (MME), Flamarion Souza Matos, o programa é transformador porque traz autoestima e, principalmente, cidadania aos brasileiros: “Quando a energia chega em qualquer comunidade, ela também gera riqueza emocional e espiritual. Além disso, traz renda para as pessoas, pois também vem com uso de eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar e televisão. As crianças têm o prazer de estudar em um ambiente mais apropriado, que antes era iluminado com lamparinas. Agora o nosso desafio é levar eletricidade às regiões isoladas do País. Para isso, já estão sendo implantadas mini usinas de geração de energia solar. ”
Durante a execução do Programa, grande número de novas famílias sem energia elétrica foi identificado levando o Programa a ser prorrogado para que fosse possível o atendimento também a elas. A última prorrogação ocorreu em abril deste ano, quando o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e o presidente da República, Michel Temer, assinaram o decreto que ampliou o programa até dezembro de 2022 para universalização plena do acesso à energia no País. A meta é levar luz elétrica para mais 2 milhões de pessoas entre ribeirinhos, pequenos agricultores, pescadores, quilombolas, índios, assentados e moradores de áreas isoladas. Até o momento, apenas 12 estados atingiram a meta total de atendimento: Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina , Sergipe e São Paulo.
Preciso de informação sobre o programa luz para todos.