PROGRAMA POLÍTICO DE MARINA SILVA PLANEJA DESACELERAR EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL
O programa de governo da candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, traz uma notícia inusitada para a indústria de petróleo e para o país como um todo, que depende muito da fonte energética para avançar em diversas áreas, inclusive em educação e saúde. Caso eleita, ela pretende reduzir a importância da exploração do pré-sal, que é atualmente uma das maiores riquezas do Brasil e que mais tem trazido investimentos e avanços tecnológicos para o país.
“Costumo dizer que o petróleo ainda é um mal necessário. Temos que sair da idade do petróleo. Não é porque falte petróleo. É porque encontraremos e já estamos encontrando outras fontes de suprimento de energia”, afirmou Marina em evento do setor de etanol em São Paulo.
Ela pretende ainda criar um grupo de especialistas para avaliar os riscos envolvidos na exploração do pré-sal, para depois divulgar as conclusões à população. Na linha central das propostas, ela tenta se firmar como o nome da energia renovável, dizendo que aumentará os incentivos à geração eólica, solar e por biomassa. Diz também que vai dar continuidade às hidrelétricas já em construção na Amazônia, mas que o licenciamento ambiental de novos projetos passará por um processo bastante rigoroso, reduzindo inclusive a participação das termelétricas.
O discurso, que pretende “limpar” a matriz dos combustíveis fósseis, fica longe da realidade. Falta explicar como ela garantirá a segurança energética do país se concentrando apenas em energias complementares, que dependem de fatores voláteis da natureza.
Nesse planejamento, as chamadas energias firmes, que garantem o abastecimento em caso de falta de ventos ou chuvas, ficarão em segundo plano, e a fragilidade do sistema acabará aumentando.
Dentre os projetos anunciados, o que de fato pode ajudar o país a melhorar seu desenvolvimento é o fim da política de controle artificial do preço da gasolina adotado atualmente e o incentivo ao setor de etanol, que tem sido muito prejudicado nos últimos anos. No mais, parece um discurso que ainda passará por mudanças para chegar mais perto da realidade.
Pessoal, a mídia está fazendo campanha negativa contra a Marina , a Petrobras está afundando na mão do PT, o caso da refinaria de Pasadena foram US$1,80 bilhões perdidos em uma refinaria que não vale quase nada.
E ainda está surgindo mais casos de corrupção fora o caso do mensalão que terminou em pizza, pessoal tenham amor a nação Brasileira. Atualmente o candidato(a) que faz frente com o PT é a Marina, não se engane com o ibope mentiroso de 2.000 pessoas.
Concordo com o Rafael Borges. Estão fazendo campanha negativa contra a Marina e neste trecho que retiraram da fala dela para a matéria não significa que ela vai desacelerar o projeto pré-sal, se lermos direito o que ela diz é que ela quer investir também em outras fontes de energia, gerando assim mais opções e renda.
É pior do que se esperava, lamentável, mas está complicado de se escolher,O/A PRESIDENTE PARA O BRASIL, dá vergonha de ter que ler a falta de experiência de nossos candidatos, precisamos é de otimismo para continuarmos sonhando, com o país que tanto sonhamos.
Eu continuo sonhando, vai acabarmos ganhando um outro colapso geral, retroceder, parece que é este o nosso futuro.
Eu quero voltar a ver a DEMOCRACIA, táo esperada voltar um dia.
Ou seja, diminuir os investimentos na áea de petróleo nosso maior bem.
Vamos lá pessoal, essa mulher não pode ser a nossa presidente.
Sem partidarismo, mas acredito que o nome menos pior para as obras do setor energético seja o Aécio…
O negocio de Dona Marina, seria voltar a extrair borracha nas seringueiras. Petroleo não é a praia dela.
Em resumo, ISTO É UM ABSURDO.
POVO, VAMOS DEIXAR DE SER MANIPULADOS PELA MÍDIA E PELO PT. É o primeiro Ataque do PT na Marina, li o plano de governo de Marina e nada diz que o pré-sal será abandonado, muito pelo contrário, o royalties do pré-sal será repassado para educação. O que haverá é um investimentos em tecnologias de energias renováveis em concomitância com o petróleo, visto que não há outras matrizes energéticas com tecnologia consolidada. Tudo isto estão nas pág. 69 e 114 do plano de governo.
Ness área, sem duvida o PT tem mais crédito.
Aécio é o mais preparado para gerir o pré sal.
Um candidato que faz parte de um partido, ao qual, na gestão anterior ocorreu o AFUNDAMENTO de uma das maiores plataformas do Brasil, com certeza ta preparado para gerir o pré-sal!!!
So pode ta de brincadeira voce com esse comentario.