MANGARATIBA QUER SE TORNAR POLO ECONÔMICO PARA O SETOR DE PETRÓLEO
HOUSTON – O vereador de Mangaratiba José Luiz Freijanes, que estava em viagem não oficial nos Estados Unidos, aproveitou o momento da OTC para visitar a feira e conhecer mais de perto o setor de óleo e gás. Freijanes conta que tem a intenção de envolver a indústria local de Mangaratiba com o segmento de petróleo, projetando a cidade como um possível polo econômico para este mercado no futuro. O vereador ficou impressionado com a quantidade de negócios que podem ser desenvolvidos em sua cidade para atender às demandas do setor, e conta que vai voltar para o Brasil com ideias para atrair fornecedores de bens e serviços a Mangaratiba. Um dos destaques apontados por ele é a possibilidade de criar programas de treinamento e capacitação de jovens para impulsionar a economia local.
O senhor está aqui em Houston para conhecer a OTC?
Sim. Na verdade eu tinha uma viagem particular para cá e decidi conhecer a OTC, que é a maior feira offshore do mundo. Isso diz muito para a nossa região, que precisa se desenvolver economicamente de maneira séria e sustentável.
Qual foi a sua impressão?
Seguramente muito boa. Na verdade, além das minhas expectativas. Conheci melhor o mercado, as novas possibilidades. Não apenas com empresas estrangeiras que estão expondo aqui, mas as muitas empresas brasileiras que estão investindo em parcerias, em busca de conhecimento e de desenvolvimento de seus negócios no Brasil.
Há possibilidade de se levar alguma coisa boa para a sua região, em Mangaratiba, no Rio?
Certamente. Temos um potencial imenso para o setor de óleo e gás. Aliás, toda região da Costa Verde, o Porto de Itaguaí e muitas outras perspectivas que já comecei a desenvolver em algumas conversações com empresários brasileiros. Há muitas possibilidades de criação de novos empregos.
A falta de mão de obra para este segmento tem sido um problema. Ainda assim o senhor vê boas possibilidades?
Claro. Há muitos jovens sem emprego e com pouca orientação. Podemos criar programas de treinamento, qualificando muitos jovens. A Indústria do petróleo pode tornar Mangaratiba um grande polo econômico. É isso que vim buscar e quero para o futuro da minha região, obviamente alinhado com a boa política que o governador Sérgio Cabral vem praticando neste segmento. Nós podemos ver o exemplo que deu na luta em defesa dos royalties do petróleo do nosso Estado.
Deixe seu comentário