PROJETO DA ELETROBRÁS E DA FIRJAN CLASSIFICA 64 STARTUPS E PEQUENAS EMPRESAS COM BASE TECNOLÓGICAS | Petronotícias




faixa - nao remover

PROJETO DA ELETROBRÁS E DA FIRJAN CLASSIFICA 64 STARTUPS E PEQUENAS EMPRESAS COM BASE TECNOLÓGICAS

deededO edital da primeira Chamada Pública do Programa Lab Procel – iniciativa da Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia e Elétrica (Procel), em parceria com a Firjan Senai -, recebeu 64 projetos elaborados por startups e micro e pequenas empresas de base tecnológicas. O Lab Procel vai disponibilizar mais de R$ 16 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras em eficiência energética. Este primeiro edital tem como objetivo a aceleração de projetos inovadores que proporcionem ganhos de eficiência energética nas seguintes temáticas, integradas ou não com sistemas de produção de energia: sistemas de abastecimento de água; esgotamento sanitário; e limpeza urbana e resíduos sólidos. Ao todo, a primeira Chamada Pública terá investimentos de cerca de R$ 6 milhões para a aceleração de, pelo menos, três propostas, de preferência uma em cada temática.

Integrante da equipe organizadora do Lab Procel, o engenheiro eletricista do Procel, Thales Terrola e Lopes, avaliou positivamente a quantidade de projetos inscritos, principalmente diante do cenário atual da pandemia da Covid-19, que provocou mudanças no planejamento inicial do programa. “O número de propostas inscritas surpreendeu toda a equipe organizadora do Programa Lab Procel. Foi um número bem significativo de inscrições, ainda mais pelo momento que nós estamos vivendo, diante dessa pandemia. As dificuldades do momento não impediram gque as empresas se mobilizassem e submetessem suas propostas de projeto.”

O segmento de abastecimento de água foi o que recebeu o maior número de propostas, 33 no total. Já 17 empresas apresentaram projetos para o segmento de limpeza urbana e resíduos sólidos. Por sua vez, o segmento de esgotamento sanitário recebeu 14 propostas. As propostas foram apresentadas por empresas de 13 estados brasileiros, sendo a maior parte sediada na região Sudeste.

O Coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI e gestor do Programa Lab Procel, Damián Gomez  falou sobre  a expectativa da equipe com a nova etapa da seleção. “Temos uma expectativa muito grande sobre essas empresas. Esperamos um nível de maturidade bem elevado, de quatro para cima. Queremos empresas que já tenham um protótipo um pouco mais elaborado, tanto fisicamente, quanto em termos de um projeto mais maduro. Com todo o nosso conhecimento e toda a força técnica que o Senai possui em aceleração, com certeza vamos entregar um projeto com um grau de maturidade muito mais elevado e poder inserir esse produto no mercado do saneamento.” A divulgação do resultado final está prevista para o dia 26 de junho. A partir do dia 29 de junho até o dia 24 de julho, as empresas selecionadas revisarão e formalizarão o Plano de Aceleração e assinarão o contrato de aceleração com a Firjan SENAI.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of