faixa - nao remover

EMPRESA COREANA VISITA TERRENO DA PREMIUM II PARA DECIDIR INVESTIMENTO

As negociações com o grupo GC Caltex em vista da Refinaria Premium II, no Ceará, ainda estão avançando. No início do mês, representantes da companhia sul-coreana analisaram o terreno em que se pretende construir a refinaria, em São Gonçalo do Amarante e Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. O projeto da refinaria do Ceará, que prevê até 300 mil barris por dia, já fez aniversário de três anos. Até hoje, o terreno pouco ou nada foi alterado.

A possibilidade de parceria tecnológica e financeira com a companhia da Coreia do Sul, que detém 30% do mercado de refino na Coreia do Sul, tem sido cuidadosamente estudada pela Petrobrás, a pedido de Graça Foster.

O início de entendimentos entre a GC Caltex e a Petrobrás foi proposto pelo governador do Ceará, Gid Gomes, temendo a não execução da refinaria, devido ao ajuste orçamentário da petroleira. Em julho, a presidente da estatal garantiu que o projeto está mantido. No entanto, autorizou-o a tentar encontrar um parceiro para o empreendimento. De fato, a Petrobrás não possui experiência nesse tipo de empreendimento. A última refinaria feita pela estatal foi a Revap, inaugurada em 1980 em São José dos Campos (SP). Segundo Cid Gomes, mesmo essa refinaria foi executada a partir de um projeto importado.

Em setembro, Gomes foi à Coréia, tendo visitado a refinaria CG Caltex e se reunido com sua diretoria. A empresa importa petróleo cru da Rússia e do Oriente Médio. Sua capacidade de produção é de 775 mil barris por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of