PROJETO DE ITACURUBA LEVA DEPUTADOS DE PERNAMBUCO À CONHECER O FUNCIONAMENTO E A SEGURANÇA DE UMA USINA NUCLEAR
O projeto gigantesco que o governo brasileiro está programando para levar energia, riqueza, modernidade e conhecimento para o interior de Pernambuco, com a criação do Projeto Itacuruba, que prevê a construção de um complexo de usinas nucleares no sertão pernambucano, aos poucos vai ganhando ares de realidade. É o conhecimento vencendo o preconceito, tendo a segurança como base. Nesta quinta-feira (17), um grupo de deputados estaduais e federais de Pernambuco foram até Angra dos Reis (RJ) para conhecer o funcionamento de uma usina nuclear e ver de perto as vantagens e o seu grau de eficiência e segurança.
O grupo foi formado pelos deputados Alberto Feitosa, Joel da Harpa, Antônio Fernando João Paulo, Romero Sales, Wanderson Florêncio, José Queiroz e Henrique Filho. Com eles, o Presidente da ABDAN – Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares, Celso Cunha, ciceroneados pelo próprio Presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães.
O grupo pode conhecer de perto o Observatório Nuclear, instalado na usina, onde puderam ter uma noção do que é e qual a segurança de uma usina nuclear. Logo depois, assistiram a uma palestra do presidente da empresa e também dos prefeitos das Cidade de Angra dos Reis e Paraty. Conheceram o Almoxarifado da usina, a sala de controle e o centro de gerenciamento de rejeitos. Depois do almoço de hoje, o grupo visitante foi ao centro de treinamento com os simuladores e conheceram o laboratório de monitoração ambiental para em seguida conhecer também o Projeto Tartaruga Viva. Amanhã, o grupo vai conhecer o Hospital de Praia Brava e e os centros históricos de Paraty e Angra dos Reis.
Para o Presidente da ABDAN, Celso Cunha, a visita do grupo de deputados de Pernambuco é extremamente importante: “Eles vieram numa hora muito boa. Quando os primeiros passos do Complexo de Itacurba começam efetivamente a ser dados. Levar o conhecimento e trazer as dúvidas para que sejam esclarecidas. O conhecimento é um grande remédio. Tenho certeza que, conhecendo de perto, as nossas usinas, o seu funcionamento e a segurança, corroborada pelos prefeitos de Angra e de Paraty, terão melhores condições para defender o projeto das futuras usinas de Itacuruba”.
Deixe seu comentário