faixa - nao remover

PROJETO DE ITAIPU PARA PRODUÇÃO DE BIOGÁS PODE SER LEVADO A OUTROS PONTOS DO PAÍS

O projeto de Itaipu para a produção de biogás em pequenas propriedades rurais pode servir de exemplo para a formulação de novas políticas públicas. A declaração foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (foto), após visita ao Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar Sanga Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense.

No local, que reúne 33 pequenos agricultores, os dejetos da produção agropecuária são transformados em gás metano através de biodigestores. O gás é transferido para uma central termelétrica, que produz energia elétrica para as propriedades rurais. O excedente de energia poderá ser comercializado com a distribuidora do estado e a matéria orgânica é transformada em biofertilizante.

O projeto é desenvolvido por Itaipu desde 2009, em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Copel, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Embrapa, Movimento Nacional dos Pequenos Agricultores (MPA), Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of