INSTITUTO IDEAL FINANCIA DESENVOLVIMENTO DE MICROGERADORES SOLARES PARA CLÍNICA MÉDICA
Será inaugurado nesta terça-feira (10), na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), um microgerador composto por vinte módulos solares, instalados em uma clínica médica, para gerar cerca de 5.900 kWh por ano, permitindo que o local seja autossuficiente em energia. Dos R$ 27 mil investidos no projeto, R$ 3,2 mil vieram do Fundo Solar, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal).
O responsável pelo Fundo Solar, Peter Krenz, lembrou que, como o local é frequentado por muitos moradores, a população terá a chance de perceber as vantagens da eletricidade solar e criar interesse em ter seu próprio sistema. Segundo o proprietário da clínica, Ronei Pappen, a conta de energia do estabelecimento era bastante alta e a geração fotovoltaica poderá ser uma alternativa para reduzir o consumo e sem comprometer nada em termos de meio ambiente. “Fico orgulhoso de ser o pioneiro em um projeto que vai estimular muitas pessoas em relação à fotovoltaica”, reforçou.
O sistema fotovoltaico da clínica é o primeiro do município de Santa Cruz do Sul no projeto 50 Telhados, de iniciativa do Ideal e executado localmente pela empresa Solled. O objetivo do projeto é instalar 50 sistemas fotovoltaicos de 2kW em até dois anos nas 19 cidades participantes. O Fundo Solar é realizado pelo Ideal, em parceria com o Grünel Strom Label e conta com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável.
Deixe seu comentário