PROJETO DO ÔNIBUS ELÉTRICO DA MARCOPOLO PASSA PELO TESTE DE BATIDAS TRASEIRAS E ESTÁ PRONTO PARA SER LANÇADO | Petronotícias





PROJETO DO ÔNIBUS ELÉTRICO DA MARCOPOLO PASSA PELO TESTE DE BATIDAS TRASEIRAS E ESTÁ PRONTO PARA SER LANÇADO

luciaDepois da Scania lançar o primeiro ônibus elétrico no Brasil, a Marcopolo mostra que seu projeto está bem adiantado e revela os primeiros resultados de seus testes para garantir aos mais elevados níveis de segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral.  Um exemplo desses testes é o que a  Marcopolo realizou, de maneira inédita no Brasil, segundo ela, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico. O resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo. Os ônibus elétricos têm sua utilização predominantemente no trânsito urbano e as baterias são normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Como no trânsito urbano existe uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que, absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo, explica que “Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por váriostest 1 motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras. O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador“.

test 2De acordo com o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, através da simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do Attivi Integral que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias. O ônibus 100% elétrico Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. O modelo pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima deteste 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Possui espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of