PROJETO GIGANTESCO VAI CONSTRUIR UMA DAS MAIORES USINAS FLUTUANTES NA COREIA DO SUL
A Coreia do Sul pode ganhar um dos maiores parques eólicos flutuantes do mundo. A WindPower Korea, a EDP Renováveis e a Aker Solutions formaram um consórcio para o desenvolvimento de um parque eólico com 500 MW iniciais, ao largo da costa da Cidade Metropolitana de Ulsan. A EDP Renováveis é um dos principais produtores de energia eólica mundial e a Aker Solutions é uma empresa de engenharia e tecnologia que tem 40 anos de experiência na realização de projetos offshore. Elas investiram na empresa de desenvolvimento Korea Floating Wind Power (KFWind), juntando-se ao acionista fundador, a WindPower Korea. A Principle Power, que teve um papel na origem da carteira de projetos da KFWind, irá fornecer ao projeto a sua tecnologia de fundações WindFloat.
O novo consórcio está empenhado em apoiar os ambiciosos planos de energia renovável do governo sul-coreano, que preveem 13 GW de energia eólica offshore a serem instalados até 2030. É uma meta de pelo menos 30% de energias renováveis até 2040. A KFWind assinou um Memorando de Entendimento com a Cidade de Ulsan para cooperar no desenvolvimento de projetos eólicos flutuantes e apoiar o desenvolvimento industrial da região, para servir de centro de produção para o mercado eólico offshore interno e de exportação.
A região de Ulsan tem boas condições para a comercialização de energia eólica flutuante, devido à combinação de estaleiros navais líderes no mercado, técnica marítima e às instalações portuárias da região. O consórcio prevê que um projeto potencial contribua com benefícios econômicos e ambientais positivos e significativos para a comunidade local. A tecnologia WindFloat permite a instalação de plataformas flutuantes em águas profundas, anteriormente inacessíveis, e onde podem ser aproveitados os melhores recursos eólicos da Coreia. O consórcio está empenhado, desde o início, em trabalhar lado a lado com as associações de pesca e representantes locais para garantir que os projetos estejam bem localizados e desenvolvidos de forma responsável.
Deixe seu comentário