PROJETO NUCLEAR DE AQUECIMENTO URBANO NA CHINA VAI SUBSTITUIR USO DO CARVÃO NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PROJETO NUCLEAR DE AQUECIMENTO URBANO NA CHINA VAI SUBSTITUIR USO DO CARVÃO NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

FFUm estudo de viabilidade sobre a construção da primeira usina nuclear da China para aquecimento urbano está sendo realizado pela China General Nuclear (CGN) e pela Universidade de Tsinghua. A planta usaria a tecnologia de reator de aquecimento de baixa temperatura desenvolvida no país. A National Energy Administration (NEA) organizou recentemente uma reunião para discutir o aquecimento de energia nuclear no norte da China. A reunião concordou que o CGN e a Universidade de Tsinghua deveriam realizar trabalhos preliminares sobre a construção de um projeto de demonstração. O trabalho consiste em incluir planejamento e seleção de sites, uso de terra e água, planos de emergência, comunicação com o público e promoção ativa do projeto. A CGN disse que existe uma grande experiência no uso de energia nuclear para o aquecimento urbano no exterior, e uma grande quantidade de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento no aquecimento nuclear já foram realizados na China.

O trabalho de pesquisa na China sobre a possível aplicação do calor nuclear começou no início da década de 1980. Durante 1983-1984, o Instituto de Energia Nuclear e Tecnologia (INET) da Universidade de Tsinghua usou o seu reator de teste de um tipo de piscina comum para fornecer calor espacial para edifícios próximos. Enquanto isso, o INET desenvolveu dois tipos de reatores de aquecimento nuclear:  piscinas profundas e um tipo de vaso. O reator tipo vaso foi selecionado como a principal direção de desenvolvimento. A construção de um reator experimental de aquecimento nuclear de 5 MWt no INET começou em 1986 e foi concluída em 1989. A maior escala de demonstração foi desenvolvida a partir deste modelo.

O vice-presidente sênior da CGN, Shu Guogang, disse que a tecnologia de reator de aquecimento de baixa temperatura é um projeto maduro e aprovou uma revisão de segurança pela National Nuclear Safety Administration na década de 1990.Ele observou que o design foi o primeiro lugar na revisão da NEA da tecnologia de reatores nucleares em pequena escala em 2016. O conceito de design oferece alta segurança e pode ser usado para uma ampla gama de aplicativos, disse a CGN. Além da geração de eletricidade, ele também pode ser usado para fornecer calor, água e vapor para aplicações, incluindo aquecimento residencial, aquecimento de processos industriais e fornecimento de áreas remotas com energia. Também possui flexibilidade na localização, para que possa ser construído perto dos usuários finais. Além disso, sua construção exige apenas dois a três anos, se feito em uma base de produção em massa, de acordo com a CGN.

O governo chinês fez do aquecimento de energia limpa uma prioridade. No ano passado, as autoridades emitiram orientações sobre esse aquecimento limpo no inverno, no norte da China. O NEA divulgou um plano de cinco anos – abrangendo 2017-2021 – destacando a inovação da tecnologia de aquecimento limpo e a consideração do aquecimento nuclear. O presidente da CGN, He Yu, disse: “Como o primeiro uso da China na produção de energia nuclear para gerar mais de 100 MW de energia de aquecimento, o projeto servirá de modelo para o aquecimento de energia limpa e é considerado um substituto ideal para a queima de carvão. reduzir o consumo de carvão, reduzir a poluição e promover o aquecimento mais limpo no norte da China “.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of