PROJETO NUCLEAR NA FRANÇA PODERÁ SER AFETADO COM SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA
A saída do Reino Unido da União Europeia pode prejudicar a construção de um reator de fusão nuclear no sul da França. Conhecido como “ITER”, o projeto está orçado em US$ 20 bilhões e produzirá energia por meio da fusão de átomos leves de hidrogênio. Entretanto, como na Europa os cientistas de diferentes países se reúnem para construir vários tipos de tecnologia – o que é o caso deste reator -, o temor das pessoas envolvidas na iniciativa é que o projeto nuclear francês seja afetado com o “Brexit”, já que o Reino Unido é uma importante peça na cooperação científica europeia.
A União Europeia detém quase metade do custo do projeto, e ainda não há nenhum plano em vigor para a participação do Reino Unido após a saída do bloco econômico. Este é mais um problema na trajetória do ITER, que também sofre com excesso de custos e atrasos no cronograma.
Apesar dos problemas com este projeto, uma outra iniciativa nuclear, na Inglaterra, aparentemente não será afetada com a decisão dos britânicos de deixar a União Europeia. Esta semana, a ministra britânica de energia, Andrea Leadsom (foto), afirmou que a construção de dois novos reatores nucleares para o projeto nuclear Hinkley, da EDF, na Inglaterra, não sofrerá qualquer impacto após o referendo.
Deixe seu comentário