PROPOSTAS PARA A CONVERSÃO DE FPSOs SERÃO ENTREGUES ESTE MÊS | Petronotícias




faixa - nao remover

PROPOSTAS PARA A CONVERSÃO DE FPSOs SERÃO ENTREGUES ESTE MÊS

O início das atividades de exploração na cessão onerosa ainda não está perto, com previsão para 2015, mas um passo importante já está em andamento: a licitação dos quatro primeiros FPSOs que atuarão no local. A Petrobrás receberá as propostas no dia 16 deste mês e estão previstas cinco apresentações de empresas que pretendem fazer a conversão dos cascos para a estatal.

Dentre as prováveis companhias concorrentes, que fazem parte de um grupo de 19 convidadas pela Petrobrás, estão Andrade Gutierrez, Keppel, Setal, Jurong e Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que é formada por Odebrecht, OAS e UTC.

As obras serão feitas a partir de navios petroleiros, que terão seus cascos convertidos em FPSOs, e terão o Estaleiro Inhaúma – antigo Ishibrás –, no Rio, à disposição para as atividades. O custo, porém, incluirá as reformas que a planta requer, chegando ao total estimado de US$ 2 bilhões, incluídos aí os quatro navios em questão.

Os FPSOs serão chamados de P-74, P-75, P-76 e P-77, sendo que o primeiro está no Porto do Rio e já foi rebatizado. A unidade será a primeira a atuar na cessão onerosa, onde atuará no pré-sal da área de Franco, na Bacia de Santos.

A assinatura do contrato deve ser concretizada no primeiro semestre do ano que vem, mesma época em que está prevista a abertura de licitação para a montagem e a integração dos módulos para os FPSOs. Já a entrega das unidades só deverá ocorrer entre 2015 e 2016.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of