faixa - nao remover

PROTESTOS CONTRA DILMA ROUSSEFF PÕEM CARGO DE PRESIDENTE DA PETROBRÁS EM RISCO

Aldemir Bendine A maior manifestação pública da história brasileira contra um presidente da república, realizada em mais de 300 cidades neste domingo (13), passou um recado claro da insatisfação popular contra o governo e contra a corrupção no país. Um grito legítimo de mais de três milhões de pessoas. De famílias, não de um partido político ou de militância remunerada que se aglomera sem saber o que realmente está fazendo nas manifestações. Mais do que isso, acendeu um sinal amarelo, quase vermelho, diretamente para a Petrobrás e para a sua presidência.

Com a possível saída do poder da presidente Dilma Rousseff, o que parece ser uma tendência natural, dada a insatisfação com o seu desempenho à frente do governo, o cargo de presidente da Petrobrás certamente sofrerá mudança. Aldemir Bendine (foto), bancário de carreira, ex-funcionário do Banco do Brasil, foi uma escolha pessoal da presidente, que passou a controlar diretamente de Brasília as principais decisões na companhia. Com o agravamento da situação política, pode-se usar uma expressão popular para identificar a situação de Bendine: “ele subiu no telhado.”

Assim como em toda administração pública federal, a Petrobrás, que já estava a passo de cágado em suas ações operacionais, vai sentir fortemente toda a insegurança institucional vinda de Brasília. Com isso, a insegurança se alastra para a sede da companhia no Rio de Janeiro e coloca em dúvida a legitimidade do atual presidente da estatal para tomar atitudes que estavam desenhando o novo perfil da companhia, pondo em xeque o que ele vê como a saída para os problemas: vender ativos da Petrobrás.

No auge da crise institucional, com protestos contra o governo em dimensões jamais vistas na história, terá Bendine autoridade moral para tomar atitudes como vender a Transpetro? A BR Distribuidora? A TAG?  A seguir o rascunho da volatilidade de Brasília, recomenda-se pelo menos prudência. Ou se esperam os desdobramentos políticos ou será irresponsabilidade vender excelentes ativos e largar o problema nas mãos dos outros.

É justo dizer que Bendine pegou um avião voando com graves problemas em seu motor. Como não era piloto, teve um espaço de tempo até se adaptar à nova empresa, cercando-se de assessores que em nada contribuíram para a sua administração, a não ser criar problemas de relacionamento com o Ministro das Minas e Energia, apesar de manter alguns diretores qualificados, como Solange Guedes e Roberto Moro. Entrou cercado de desconfianças, sob suspeitas que não foram provadas, e, por suas atitudes divorciadas do sentimento da empresa, promoveu uma espécie de caça às bruxas que ceifou, sem dó nem piedade, milhares de empregos, criando um clima de denuncismo entre os funcionários, sob a nova bandeira do famoso Compliance. Até agora, este é o seu legado, que será lembrado por uma fotografia pálida, em preto e branco, na Galeria dos Ex-Presidentes da Companhia.

Nesta segunda-feira (14), há a previsão de mais uma reunião do Conselho de Administração, que deverá referendar mudanças na estrutura executiva da companhia. Erardo Barbosa, que é o atual gerente de E&P Pré-Sal, vai para a nova Diretoria de Desenvolvimento da Produção. Segundo um informe interno da empresa, na reestruturação geral da companhia, que está sendo chamada de Onda Zero, a nova diretoria de desenvolvimento da produção terá as seguintes gerências executivas: E&P pré-sal, Poços, Construção de Poços Marítimos, Sistemas de Superfície, Engenharia para Empreendimentos de E&P, Corporativo da Engenharia, e Programa de Gestão de Sondas.

A nova estrutura da Diretoria de Refino, Gás e Energia vai contar com cinco gerências executivas e uma gerência-geral, que vão incorporar nove gerências-executivas da gestão anterior. Serão ao todo cinco gerências vindas do Gás e Energia e quatro do Abastecimento. A Gerência Geral de Gestão Integrada de Ativos vai incorporar o corporativo das duas antigas diretorias.

A nova diretoria de E&P contará com seis gerências executivas e uma Gerência Geral, a Gestão Integrada de Ativos, que será absorvida pelo Corporativo do E&P. A Gerência Executiva de E&P Internacional e a Gerência Norte e Nordeste serão unificadas na nova Gerência Executiva de Terras e Águas Rasas. O E&P Sul e Sudeste será incorporado na nova gerência de Águas Profundas. A Gerência de Desenvolvimento de Projetos de Produção irá para a Gerência de Águas Ultra Profundas. Já Libra e Exploração não serão alteradas.

14
Deixe seu comentário

avatar
13 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
biffyAssumPretopaulo eduardo dubeielPAULO CESAR FROESAssis Pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Assis Pereira
Visitante

PETROBRAS SOB DIREÇÃO DE BENDINI: “THE CORRUPTION IS ON THE TABLE. Na entrevista produzido pelo JN da Globo, já qualificado como Presidente da Petrobras, o Bendine apresentou-se como o Executivo que alavancou resultados importantes no Banco do Brasil. É preciso que alguém o informe que ganhar bilhões no seguimento bancário e financeiro no Brasil, não constitui mérito algum. Se a administração Petista resolvesse colocar na Direção do BB qualquer pessoa não qualificada de seu quadro de afiliado partidário, por exemplo, um mero gerente de uma quitanda ou botequim de esquina, poderia obter resultados semelhantes ou melhores daqueles conquistados pelo Bendine.… Read more »

Assum Preto
Visitante
Assum Preto

… Depois da gravação feita pelo delinquente “Delcídio do Amaral”, em que o compara a Rainha da Inglaterra, depois de fazer viagens e empréstimos absurdos à Val Macchiori, essa presidência virou um posto a ter um nome, “cego, surdo e mudo”, pelo salário e mordomias, claro que aceitou… A Val vai bem, e a Petrossaurus falida por uma geração antiga e passada, que não serve nem para estrume. Todos os seres humanos, nascem iguais e é a sociedade, que os transforma… Monstros, ladrões, sonegadores, marginais,corruptos e ditadores de crimes organizados. A democracia, verdadeira, surgiu para diminuir a diferença entre o… Read more »

Assis Pereira
Visitante

Além dos corruptos flagrados na Estatal pela Operação Lava Jato, sem a observância da Graça de Dilma, constata-se a existência na Estatal NA ATUALIDADE sob comando do BENDINI, de verdadeiros grupos envolvendo irmandades reinantes no seio da companhia. Para esses grupos, o que menos importa é a execução eficiente das suas obrigações diárias na empresa. Dai, a ineficiência é o resultado desse estado da arte. Observamos com frequência, gerentes que passam dezenas de anos na empresa, sem nada produzirem. São uns verdadeiros parasitas que além de nada produzem, implicam com aqueles que pretendem ser proativos para a corporação.

Giorgio
Visitante
Giorgio

E quando é que vamos ver a Petrobrás finalmente livre de petistas mas nas mãos de pessoas honestas que queiram apenas trabalhar e não somente roubar?

Assis Pereira
Visitante

A Direção de Governança< Risco e Conformidade da Petrobras na atual gestão de Bendini deveria tomar uma atitude que a Graça Foster não teve coragem: Rasgar e incinerar todos acordos celebrados com a ABEMI, constituído de 156 Comunicados, 50 sobre Condições Contratuais e 106 com Procedimentos de Execução de Construção e Montagem. Esses acordos foram celebrados pelo BARUSCO e RICARDO PESSOA, que passaram a compor os instrumentos contratuais e instruir os procedimentos corporativos da Estatal Petroleira. Deve, portanto serem excluídos, através de aditamento aos contratos existentes e refazer os padrões contratuais e procedimentos corporativos que foram contaminados por esses nefastos… Read more »

Assis Pereira
Visitante

NUCA É TARDE PARA APRENDER: Circula no meio da Indústria de Petróleo e Gas que o Bendine, moço educado, que nada tem de bobo, de gosto apurado, que não tolera nada que seja inferior a uma Val Marchiore e por não entender patavinas dessa atividade, retirou todas as divisórias do enorme 23 andar do Edifício Sede da Petrobras, o da DIRETORIA EXECUTIVA no EDISE para aprender “por Osmose” os conhecimentos dessa complexa atividade. É de bom alvitre, que se recomende ao “new president” observar atentamente seu prelado, se não possui os mesmos atributos do colegiado anterior sob gestão da Graça… Read more »

Assis Pereira
Visitante

NOVO MODELO DE GOVERNANÇA E GESTÃO APRESENTADO PELO BENDINE PARA RESGATAR A PETROBRAS DOS MALEFÍCIOS DO PETROLÃO:

https://www.linkedin.com/pulse/novo-modelo-de-governan%C3%A7a-e-gest%C3%A3o-apresentado-pelo-bendine-pereira?trk=pulse_spock-articles

Assis Pereira
Visitante

CORPORATIVISMO INTENSO NA PETROBRAS NA ATUALIDADE IMPEDE O FUNCIONAMENTO PLENO DA OUVIDORIA GERAL:

https://www.linkedin.com/pulse/corporativismo-intenso-na-petrobras-atualidade-impede-pereira?trk=pulse_spock-articles

Assis Pereira
Visitante

FALÁCIAS DE BENDINI NAS PROPOSIÇÕES DE MELHORIAS NA GESTÃO DA PETROBRAS AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

https://www.linkedin.com/pulse/fal%C3%A1cias-nas-proposi%C3%A7%C3%B5es-de-melhorias-na-gest%C3%A3o-da-ao-pereira?trk=pulse_spock-articles

PAULO CESAR FROES
Visitante
PAULO CESAR FROES

SINCERAMENTE ESTE PRESIDENTE AINDA NÃO MOSTROU PARA QUE VEIO, ESTÁ PERDIDO E ESCONDENDO ATRAS DOS VESTIDOS DA DILMA, ESTE PRESIDENTE É FRACO E NÃO ACRESCENTA NADA A HISTÓRIA DA PETROBRAS, SE FOSSE ELE PEDIA PRA SAIR ANTES QUE O CAPITÃO NASCIMENTO VÁ ATRÁS DELE.