faixa - nao remover

PRÓXIMA SELEÇÃO PARA O PROMINP EM MARÇO DE 2012

O próximo processo seletivo para o Prominp deve ser realizado em março do ano que vem, conforme adiantou o consultor da Petrobrás para o programa, Bruno Campos Machado, que fez palestra durante o seminário “Tecnologias Inovadoras”, realizado no Palácio do Comércio, em Porto Alegre (RS). Ao analisar o novo panorama econômico brasileiro a partir da descoberta do pré-sal, o executivo reconheceu a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada no setor de petróleo e gás do país.

“O Prominp tem contribuído diretamente para a ampliação do conteúdo nacional no setor de petróleo e gás, através da formação de pessoal qualificado. Nesse sentido, o programa desenvolve parcerias com universidades e escolas técnicas que capacitaram 80 mil pessoas no Brasil, sendo que quase três mil desse total somente no Rio Grande do Sul. São cursos com oportunidades reais em excelentes escolas e, ainda, com bolsa de estudo para quem está desempregado” apontou Machado, adiantando que a realização do próximo processo seletivo está prevista para março de 2012.

Segundo o consultor do Prominp, o volume de investimentos previstos no Plano de Negócios da Petrobras e as novas frentes de negócios para a indústria de bens e serviços – originados principalmente com o pré-sal – exigem uma  nova política de desenvolvimento nacional sustentável. “Para atender à nova demanda, é necessário realizar ações que contemplem três pilares: uma agenda tecnológica bem definida, a destinação de recursos e uma coordenação eficaz”, destacou o consultor.

Machado citou como exemplo recente a iniciativa da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que lançou dois editais e selecionou 38 projetos, entre os 300 inscritos, que contemplam soluções tecnológicas para os desafios provenientes do pré-sal. Para viabilizá-los, serão liberados R$ 130 milhões. A definição das linhas de financiamento tomou por base o diagnóstico do Prominp sobre os gargalos na cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás.

O seminário teve como mediador o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer e a participação de Luiz Antonio Antoniazzi – presidente da Cientec; de Luciano Andreatta da Costa, diretor técnico da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Telmo Roberto Strohaecker, coordenador do Laboratório de Metalurgia Física da UFRGS; Pedro Tezzi, do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). A abertura da programação ficou a cargo do gerente da Usina Termelétrica Sepé Tiaraju da Petrobras, Adib Kurban.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Adailton Carlos Santos da Cunha Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Adailton Carlos Santos da Cunha
Visitante
Adailton Carlos Santos da Cunha

concluir o curso pelo prominp de caldeireiro e nunca tive oportunidade de trabalhar