PRUMO LOGÍSTICA ANUNCIA NOVO DIRETOR DE ÓLEO E GÁS
A Prumo Logística divulgou mudança em seu alto escalão nesta semana. A companhia anunciou Décio Oddone (foto) como novo diretor de Projetos de Óleo e Gás, setor responsável pela construção ainda em andamento do terminal de petróleo do Porto de Açu. O executivo é ex-presidente da Petrobrás Bolívia e da Petrobrás Energia na Argentina, e terá agora como uma de suas funções o desenvolvimento de termelétricas pela empresa e questões relacionadas ao escoamento de parte da produção obtida nas bacias de Campos e Santos.
Formado em Engenharia Elétrica, Oddone ingressou na estatal em 1985, e já ocupou também a vice-presidência da Braskem, companhia petroquímica brasileira. O novo diretor terá, entre suas tarefas, a realização do hub de gás do porto, que deverá ser uma opção para a importação de gás natural liquefeito (GNL). Esse polo contará, a princípio, com uma unidade regaseificadora no Terminal 2 do Açu. A Prumo ainda depende de licenciamento para a instalação das termelétricas que deverão aproveitar esse gás.
A companhia entrou na Justiça, nesta semana, com uma ação de indenização por danos materiais contra a Eneva, ex-MPX. A empresa exige R$ 150 milhões no processo, causado pelo descumprimento de acordos relacionados à construção de uma linha de transmissão com 50 km de extensão que ligará o Sistema Interligado Nacional ao Porto de Açu, no Rio de Janeiro. O investimento total do empreendimento foi de R$ 250 milhões.
Os réus da ação são a Eneva, que se encontra atualmente em recuperação judicial, e a UTE Porto do Açu Energia, uma subsidiária. Essas duas empresas eram locatárias de áreas no porto e tinham acordos com a Prumo para a construção da linha de transmissão, de 345 kV, que distribuiria energia por térmicas a serem construídas pela Eneva nessa área, em um projeto que não se concretizou.
Fundada pelo empresário Eike Batista com o nome de LLX, a Prumo é hoje controlada pelo grupo americano EIG Global Energy Partners.
Deixe seu comentário