PRUMO LOGÍSTICA E TOTALENERGIES ESTUDAM A INSTALAÇÃO DE BASES DE APOIO NO AÇU PARA APOIAR PROJETOS EÓLICOS | Petronotícias




faixa - nao remover

PRUMO LOGÍSTICA E TOTALENERGIES ESTUDAM A INSTALAÇÃO DE BASES DE APOIO NO AÇU PARA APOIAR PROJETOS EÓLICOS

portopsdA Prumo Logística, holding controlada pelo EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, e a TotalEnergies, empresa multinergética, que produz e comercializa energia, anunciaram nesta quinta-feira (17) um  Memorando de Entendimentos para estudos que visam a instalação de bases de apoio logístico no Açu para apoiar projetos eólicos que venham a ser desenvolvidos pela TotalEnergies na costa do empreendimento portuário. Com esta assinatura, a TotalEnergies desenvolverá por até dois anos estudos de viabilidade para a implantação de parques eólicos em alto-mar com até 3GW de potência no Estado do Rio de janeiro. O intuito é usar o Porto do Açu como hub logístico em todas as fases do projeto, como base de apoio para construção, na fase de instalação e de operação dos projetos eólicos offshore da TotalEnergies.

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura do MoU com a Prumo Logística. A TotalEnergies tem reconhecida experiência em eólicas offshore e possui um portfólio global em desenvolvimento com capacidade total de mais de 12 GW. No Brasil, a Empresa apresentou neste ano ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) um pedido de licenciamento de três projetos eólicos offshore com capacidade total de 9 GW. Como uma empresa multienergética, a expansão das atividades no segmento eólico offshore está em linha com a estratégia de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e com o compromisso de investir a longo prazo no país“, afirma Charles Fernandes, Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil e Country Chair da Companhia no Brasil.

Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística, explica que “A parceria com a TotalEnergies comprova que o Porto do Açu é o parceiro ideal no sudeste´pprtp brasileiro para o desenvolvimento de eólicas offshore. Somos o melhor local para instalação das bases logísticas para empresas que queiram fabricar, produzir e operar com vantagem competitiva. Temos vasta retroárea e porto com condições de calado única no Brasil. Além disso, estamos em fase de atração de fábricas que tenham sinergia com esse negócio.”

Considerada a porta de entrada dos projetos do futuro no país, o Porto do Açu é o ponto do litoral do Rio de Janeiro onde foi registrada a maior velocidade do vento e capacidade de instalação de eólicas offshore. “A costa do Porto do Açu já conta com 33GW de projetos de eólica offshore em licenciamento no Ibama. Isso torna este porto-indústria uma plataforma para a industrialização de baixo carbono, com memorandos assinados também para o desenvolvimento de plantas para hidrogênio verde e energia fotovoltaica. Este ano anunciamos outras parcerias com players globais e a ideia é que estes projetos sejam desenvolvidos de forma simultânea, aproveitando a expertise e infraestrutura existente no Açu, além da projeção de demanda da região Sudeste por energia”, projeta Mauro Andrade, Diretor de Novos Negócios da Prumo. O Porto do Açu é considerado como ponto de desembarque e base de operação e manutenção para energia renovável. Entre as vantagens competitivas, o Açu possui áreas já com licenciamentos ambientais e licenças avançadas para manufatura.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of