PRUMO VENDE POR US$ 200 MILHÕES PARTICIPAÇÃO DE 20% EM TERMINAL DE PETRÓLEO NO PORTO DO AÇU
O Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu é um dos principais empreendimentos dentro do porto da Prumo Logística no município de São João da Barra (RJ). O negócio chamou a atenção de empresas estrangeiras, como a alemã Oiltanking, que fechou um acordo com o fundo EIG Global Energy Partners, controlador da Prumo, para comprar 20% da subsidiária responsável pelo desenvolvimento do TOIL por US$ 200 milhões.
“A Prumo conta agora com um parceiro de classe mundial para atender as principais empresas do mundo e ajudá-los a encontrar soluções para os desafios técnicos da produção de petróleo em águas profundas. Acreditamos no nosso investimento na Prumo, e a venda da participação minoritária na subsidiária possibilitará uma melhor avaliação da companhia em relação ao seu atual valor de mercado. O TOIL é apenas uma das oportunidades de negócio que o Porto do Açu pode oferecer para o pré-sal”, disse o CEO do EIG Global Energy Partners, Robert Blair Thomas.
O acordo também prevê que a empresa alemã será responsável por gerenciar as operações de transbordo que serão realizadas no terminal. O TOIL fica no Terminal 1 e irá usar a infraestrutura do terminal de minério de ferro, que já está em operação. A previsão para funcionamento total do TOIL é em agosto de 2016.
A primeira operação do terminal será o transbordo de 200 mil barris de petróleo por dia produzidos pela BG nos campos do pré-sal. A companhia britânica fechou um acordo por 20 anos no início de junho e deixou em aberto a possibilidade de expansão para até 320 mil barris por dia.
“A Oiltanking se orgulha em ter a Prumo como parceira no desenvolvimento deste grande terminal para petróleo no Porto do Açu, que irá oferecer as empresas uma operação de transbordo no estado da arte e, no futuro, armazenamento de petróleo, blending e unidade de tratamento. Acreditamos fortemente que o terminal terá um grande impacto positivo na logística e economia do setor de petróleo no Brasil”, afirmou o diretor geral da Oiltanking, Daan Vos.
O investimento no TOIL é explicado dado as atuais opções para transbordo das companhias de petróleo. Hoje em dia, essas operações são feitas em mar aberto, sem a instalação de barreiras de contenção e padrões de segurança, em lugares como Uruguai e Caribe. A localização do Porto do Açu diminui custos, tornando ainda mais atrativa a realização desse tipo de serviço no local.
Na operação ship to ship no Porto do Açu, o óleo será transportado de navios aliviadores para navios convencionais, reduzindo o frete de exportação do petróleo brasileiro em até 60%. Como o procedimento é feito em uma área abrigada e cercada por barreiras de contenção, é possível realizar o procedimento durante todo o ano.
Além desses serviços, o TOIL oferecerá serviços de armazenamento, blending, tratamento de óleo, entre outras atividades.
Temos Pousada em Farol de São Tomé com acomodações para 60 pessoas,se houver interesse segue abaixo nosso e-mail,estaremos sempre prontos para atende-los quando for preciso.