PUC ABRE INSCRIÇÕES PARA WORKSHOP SOBRE NOVOS CONCEITOS DE FADIGA DE MATERIAIS NA ENGENHARIA
Na próxima terça-feira (02), a partir da 14h, o Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) da PUC-Rio vai promover o workshop “Além dos 10E7 Ciclos: novo conceito em fadiga”, com apresentações de pesquisadores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e de profissionais das empresas Eneva e Shimadzu. O evento marca a inauguração do Laboratório de Fadiga de Altíssimo Ciclo (LABFADAC), que desde fevereiro deste ano possui equipamento USF-2000A, único na América do Sul, para ensaios ultrassônicos de fadiga em materiais estruturais e biomédicos. A fadiga é um acúmulo de danos no material, que resulta no desenvolvimento progressivo de trincas e provoca fratura após determinado número de ciclos de carregamentos. Fabricado pela empresa japonesa Shimadzu (foto), o equipamento USF-2000A realiza ensaios de fadiga nos quais 107, 109 e 1010 ciclos de carregamento são alcançados em nove minutos, 14 horas e 6 dias, respectivamente; enquanto que equipamentos convencionais (100 Hz) atingem os mesmos ciclos em 1 dia, 4 meses e 3 anos, respectivamente.
“Com esta aquisição, no valor de US$ 230 mil, só a PUC-Rio oferece esta pesquisa no Brasil, tornando-a pioneira até mesmo no continente. Grandes empresas, que sequer ouviram falar de fadiga de altíssimo ciclo, têm agora a oportunidade de inovar na área de engenharia de materiais”, revela o Professor Marcos Venícius Soares Pereira(foto), coordenador do LABFADAC. Profissionais da Shimadzu apresentarão no todas as vantagens que o equipamento oferece. Ao final do workshop, os inscritos serão convidados para ensaios e visita ao laboratório. Em 2017, a PUC-Rio fechou parceria com a Eneva, no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANEEL. O projeto Saúde Estrutural de Virabrequins das Indústrias Termoelétricas, voltado para estudos de fadiga em motores de combustão em usinas termelétricas. Desde então, uma tese de doutorado e cinco dissertações de mestrado já foram defendidas na área.
As pesquisas prometem contribuições relevantes para a especificação de materiais e vida útil de eixos virabrequins. “O eixo virabrequim é parte importante de motores a combustão, sendo fundamental para a geração da energia elétrica nas usinas. Falhas e danos nestes eixos causam impactos financeiros consideráveis, associados com paradas de produção e perdas materiais. Devido às dimensões de grande porte, complexidade da operação e o tempo de importação, há uma grande dificuldade para realizar a substituição de componentes danificados”, explica o professor Marcos Pereira, que acrescenta: “O estudo da vida útil desses eixos é essencial para as empresas da área metal-mecânica e permite a previsão da ocorrência de falhas durante as operações no tempo estabelecido de serviço para o componente”. O evento é voltado para acadêmicos e especialistas da indústria metal-mecânica, com inscrições on line pelo site http://www.labfadac.deqm.puc-rio.br/workshop.php.
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