QUADRILHA ROUBA MAIS DE R$ 55 MILHÕES EM PRODUTOS DA PETROBRÁS ATRAVÉS DE SEUS DUTOS NA REDUC
Um problema antigo que há soluções nacionais baratas e não se sabe as razões, mas a Petrobrás ainda é vítima de ações de quadrilhas que roubam seus dutos que transportam desde petróleo cru até produtos refinados. Uma operação da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público do Trabalho fechou nesta terça-feira( 20) na cidade paulista de Boituva, no interior do Estado, a empresa Speichim do Brasil, uma refinaria clandestina de petróleo desviado de dutos da Petrobrás no Rio de Janeiro. Quatro pessoas foram detidas e outras 11, que trabalhavam no local, prestaram depoimento e foram liberadas. A polícia encontrou 240 mil litros de petróleo e 160 mil litros de gasolina. . O petróleo era retirado de dutos que abastecem a Refinaria Duque de Caxias, no Rio, e transportado em caminhões-tanque para São Paulo. A gasolina era vendida diretamente para postos. Análise de amostras colhidas num dos caminhões apreendidos comprovou que o produto era da Petrobrás.
A Petrobrás disse, em nota, que colabora com as investigações. Segundo a empresa, os dutos são operados de forma centralizada e monitorados em tempo integral. Quando detectada uma tentativa de furto, a polícia é acionada. Pelo jeito, o sistema de controle é falho. Foram encontrados cinco pontos de desvio do petróleo e o valor do combustível foi calculado em R$ 55 milhões.
A refinaria pode ter processado um milhão de litros de gasolina por mês, segundo a Polícia Civil de Boituva moradores vizinhos da fábrica relatam movimento diário de caminhões-tanque na unidade. As instalações, da Speichim do Brasil, foram lacradas. Ao menos dois caminhões foram apreendidos. A polícia fechou a refinaria depois de abordar veículos carregados com petróleo durante investigação de roubos de cargas. A estrutura de refino, com tanques, caldeiras e laboratório, estava disfarçada sob a fachada de uma indústria de solventes. Os funcionários manipulavam produtos perigosos sem usar equipamentos de proteção. O dono, o gerente e dois químicos foram autuados.
Deixe seu comentário