QUARTA UNIDADE DA CENTRAL NUCLEAR DE BARAKAH NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS RECEBE LICENÇA DE OPERAÇÃO
O regulador nuclear dos Emirados Árabes Unidos emitiu a licença para a Nawah Energy Company, abrindo caminho para o comissionamento e operação comercial da unidade e marcando um momento histórico à medida que os Emirados concretizam a sua visão de energia nuclear. A Autoridade Federal para Regulamentação Nuclear (FANR) disse que tomou a decisão de emitir a licença após realizar uma avaliação minuciosa da documentação do pedido, conduzindo uma supervisão regulatória e inspeções nas áreas de segurança, proteção e salvaguardas. Também avaliou a preparação organizacional e de mão de obra de Nawah e garantiu que a usina estivesse em conformidade com todos os requisitos regulamentares. A construção da quarta unidade APR-1400 projetada pela Coréia do Sul, em Barakah, na região de Al Dhafra, no Emirado de Abu Dhabi, começou em julho de 2015, três anos após o início dos trabalhos na primeira unidade Barakah. As primeiras três unidades estão agora totalmente operacionais sob a supervisão regulamentar da FANR. Os EAU embarcaram no seu plano de implementação de um programa de energia nuclear em 2008, quando o seu governo tomou a decisão de construir e operar uma central nuclear para fornecer 25% das necessidades de eletricidade do país, diversificando as suas fontes de energia e apoiando a sua visão energética a longo prazo. A construção da primeira unidade começou em 2012, e Barakah 1 foi conectado à rede em 2020.
Hamad Al Kaabi, representante permanente dos EAU junto do Comité Internacional de Energia Atômica, disse que “Hoje marca um momento histórico para os EAU, onde concretizaram a sua visão iniciada há 15 anos no desenvolvimento do primeiro programa de energia nuclear pacífica da região. O sucesso do Programa de Energia Nuclear dos EAU e a capacidade de o entregar num período de tempo recorde, aderindo aos melhores padrões internacionais de segurança, proteção e não-proliferação nuclear, fizeram do país um modelo para muitas nações que estão a embarcar em desenvolvendo programas de energia nuclear.”
O Diretor Geral da FANR, Christer Viktorsson disse que a FANR certificou 215 Operadores de Reatores e Operadores Sênior de Reatores – incluindo 78 que são dos Emirados – que estão qualificados para operar as salas de controle da usina nuclear: “A análise do pedido de licença de operação para a Unidade 4 foi conduzida por uma equipa composta por 90% de especialistas nucleares dos Emirados. Isto indica o sucesso da estratégia da FANR no desenvolvimento da capacidade e competências dos Emirados para regular o sector nuclear e garantir a sua operação segura. A Nawah pode agora iniciar a fase de comissionamento para se preparar para a operação comercial, durante a qual a FANR realizará inspeções 24 horas por dia na usina para garantir que a carga de combustível nuclear e os processos de teste sejam concluídos de acordo com os requisitos regulamentares. A usina Barakah é propriedade da Emirates Nuclear Energy Corporation (ENEC) e operada pela Nawah. A licença de operação do Barakah 4 tem duração de 60 anos.
Deixe seu comentário