QUARTO POÇO PERFURADO DE LIBRA APRESENTA HIDROCARBONETOS EM RESERVATÓRIOS DE BAIXA POROSIDADE
As descobertas na área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, continuam mostrando boas perspectivas. Nesta quarta-feira, a Petrobrás comunicou a conclusão da perfuração do poço 3-BRSA-1310-RJS, localizado na porção central do bloco, quarto a ser perfurado na área. A atividade identificou a presença de hidrocarbonetos em reservatórios de baixa porosidade, que é de grande importância para a avaliação da estrutura da área.
Outras duas perfurações estão sendo realizadas em duas localidades: o poço 3-RJS-739A, na porção noroeste do bloco, já encontrou reservatório carbonático com óleo e segue em operação de perfuração e testemunhagem (coleta de amostras do reservatório); e o 3-RJS-741, na área norte, que está em fase inicial de perfuração.
O consórcio vencedor de Libra foi conhecido em outubro de 2013, quando Petrobras (Operadora, 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%), CNOOC (10%) arremataram a área. Ainda está em fase exploratória, no entanto, o consórcio já contratou um FPSO com capacidade de 50 mil barris por dia (bbl/dia) de óleo e 4 milhões de m3/dia de gás para realizar testes de longa duração na área. Além disso, encontra-se em licitação o FPSO do projeto piloto de produção, com capacidade para 180 mil barris por dia de óleo e 12 milhões m3 por dia de gás.
Deixe seu comentário