COM INVESTIMENTO DE R$ 490 MILHÕES E 3,8 MIL TRABALHADORES MOBILIZADOS, PETROBRÁS REALIZA MANUTENÇÃO NA REFINARIA DE CUBATÃO
A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão (SP), está realizando uma parada programada de manutenção que deve se estender até agosto. Cerca de 3,6 mil profissionais, entre empregados próprios e contratados, estão mobilizados para a execução dos serviços, concentrados na Unidade de Coque de Petróleo (UCP-1) e na Unidade de Destilação (UN). A operação conta com investimentos da ordem de R$ 490 milhões, voltados à integridade das instalações e à segurança das operações.
Durante a parada, serão realizadas inspeções normativas, manutenções preventivas e corretivas, além da implementação de projetos voltados à eficiência energética e à redução de emissões. “Além de possibilitar ganhos em eficiência operacional e ambiental, a parada contribui para a implementação de importantes projetos direcionados ao aumento da eficiência energética e redução das emissões de gases de efeito estufa e da pegada de carbono, em linha com o Plano Estratégico da Petrobrás”, afirmou o gerente geral da refinaria, Fernando Tadeu de Castilho.
Esse tipo de parada é realizado a cada seis anos e tem caráter essencial para garantir a continuidade das operações com segurança e confiabilidade. Apesar da interrupção parcial da produção, o fornecimento de combustíveis ao mercado segue normalmente. A Petrobrás diz que realiza planejamento prévio de estoques e articula as áreas de vendas e logística para manter o abastecimento regular aos clientes.
Com capacidade para processar até 180 mil barris de petróleo por dia, a RPBC é responsável por aproximadamente 11% da produção de derivados da Petrobrás. A unidade se destaca pela produção exclusiva de gasolina de aviação, gasolina Podium Carbono Neutro, gasolinas especiais e solventes como benzeno, xilenos e tolueno, além de gasolina A, diesel S-10 e GLP (gás de cozinha). A maior parte da produção abastece a Grande São Paulo, com volumes também destinados à Baixada Santista e às regiões Norte, Nordeste e Sul do país.
Deixe seu comentário