QUATRO PAÍSES EUROPEUS SE UNEM PARA DESENVOLVER NOVO REATOR MODULAR REFRIGERADO A CHUMBO ATÉ 2035
Quatro organizações europeias de tecnologia nuclear anunciaram a criação do Consórcio Eagles, com o objetivo de desenvolver e comercializar o EAGLES-300, um reator modular avançado de pequeno porte (SMR, na sigla em inglês) refrigerado a chumbo. A meta é entregar a primeira unidade de demonstração até 2035.
O acordo foi assinado pelo centro de pesquisa nuclear SCK-CEN (Bélgica), pela agência nacional italiana de tecnologias sustentáveis ENEA, pela empresa italiana Ansaldo Nucleare e pela organização estatal romena de P&D nuclear RATEN. A cerimônia ocorreu paralelamente à reunião do Conselho de Energia da União Europeia, com a presença de autoridades como os ministros de Energia da Bélgica e da Itália, e representantes diplomáticos da Romênia e da Itália em Luxemburgo.
O EAGLES-300 é um SMR de quarta geração com tecnologia de resfriamento por chumbo. No ano passado, o projeto — então chamado de EU-SMR-LFR — foi um dos dois reatores rápidos refrigerados a chumbo selecionados pela Aliança Europeia de SMRs, uma iniciativa da Comissão Europeia para acelerar o desenvolvimento e a implantação de pequenos reatores nucleares no continente a partir dos anos 2030.
Um dos principais atributos do EAGLES-300 é a alta potência elétrica (cerca de 350 MWe), com flexibilidade para atender à rede elétrica e também fornecer calor industrial e produzir hidrogênio.
O consórcio planeja utilizar duas instalações de teste no caminho até a comercialização:
-
O demonstrador tecnológico LEANDREA, localizado em Mol (Bélgica), voltado para testes de combustíveis e materiais, com entrega prevista até 2035;
-
A instalação ALFRED (Advanced Lead Fast Reactor European Demonstrator), em Pitești (Romênia), que será atualizada e usada como ponte para a implantação comercial.
A meta é iniciar a comercialização global do EAGLES-300 em 2039, seguindo um desenvolvimento gradual para garantir a viabilidade técnica e econômica em cada etapa.
Deixe seu comentário