QUEDA DO PREÇO DO ÓLEO FAZ PETROLEIRAS CANCELAREM CONTRATOS NA AMÉRICA DO NORTE
A explosão de investimentos no gás de xisto norte-americano começa a perder força, por conta da queda do preço do barril de petróleo. Produtores de petróleo dos Estados Unidos começaram a romper contratos de longo prazo de poços de perfuração no país.
Duas das maiores empresas do setor anunciaram quebras de contratos de longo prazo nos últimos dias. A Helmerich & Payne divulgou que recebeu notificações acerca de quatro rescisões de contratos para esse tipo de negócio. Já a Pioneer Energy Services notificou o cancelamento de outros quatro contratos.
Ainda no contexto da queda do preço do petróleo, a Shell informou que demitirá algo entre 5% e 10% de seus três mil funcionários que trabalham na exploração das areias betuminosas no Canadá. Essa produção é tida como de alto custo.
Nesta tarde, o príncipe saudita Alwaleed bin Talal (foto) disse que o preço do barril nunca mais voltará ao nível de US$ 100. Ele apontou o excesso de oferta e a diminuição da demanda como fatores óbvios para a queda, e ainda ressaltou que “um bom aspecto disso será ver quantas companhias de gás de xisto param de operar”, em declaração ao USA Today.

 publicada em 12 de janeiro de 2015 às 16:00                            





Nome do principe saudita está errado. Correto é Alwaleed bin Talal