QUEDA DO PREÇO DO ÓLEO FAZ PETROLEIRAS CANCELAREM CONTRATOS NA AMÉRICA DO NORTE
A explosão de investimentos no gás de xisto norte-americano começa a perder força, por conta da queda do preço do barril de petróleo. Produtores de petróleo dos Estados Unidos começaram a romper contratos de longo prazo de poços de perfuração no país.
Duas das maiores empresas do setor anunciaram quebras de contratos de longo prazo nos últimos dias. A Helmerich & Payne divulgou que recebeu notificações acerca de quatro rescisões de contratos para esse tipo de negócio. Já a Pioneer Energy Services notificou o cancelamento de outros quatro contratos.
Ainda no contexto da queda do preço do petróleo, a Shell informou que demitirá algo entre 5% e 10% de seus três mil funcionários que trabalham na exploração das areias betuminosas no Canadá. Essa produção é tida como de alto custo.
Nesta tarde, o príncipe saudita Alwaleed bin Talal (foto) disse que o preço do barril nunca mais voltará ao nível de US$ 100. Ele apontou o excesso de oferta e a diminuição da demanda como fatores óbvios para a queda, e ainda ressaltou que “um bom aspecto disso será ver quantas companhias de gás de xisto param de operar”, em declaração ao USA Today.
Nome do principe saudita está errado. Correto é Alwaleed bin Talal