faixa - nao remover

QUEDA NOS PEDIDOS DA PETROBRÁS PREOCUPA MERCADO DE MÁQUINAS PESADAS

A redução dos pedidos da Petrobrás está preocupando o mercado de mercado de máquinas e equipamentos para o setor de petróleo e gás natural. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria e Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o segmento tem tido a carteira de pedidos mais fraca, o que se deve à dificuldade de caixa da Petrobrás.

Segundo José Velloso (foto), vice-presidente da entidade, há diversas empresas sem perspectivas de pedidos para daqui a seis meses, embora um equipamento de grande porte costume ser entregue em um ou dois anos. De acordo com a associação, a queda das vendas até agosto chegou a 6,7%, comparando com o mesmo intervalo de 2012, e somou R$ 52,2 bilhões.

No entanto, a Abimaq espera que o setor feche o ano com uma queda de até 4%, comparado a 2012, ainda assim menor que a projeção inicial de até 8%. Embora em 2014 as concessões de infraestrutura elevem a demanda, isso não deve se refletir logo no faturamento. Por isso, a entidade tem proposto ao governo dois programas de incentivo. Um, chamado Mais Investimentos, pede que empresas que tomam recursos com o BNDES para investir em máquinas tenham abatimento de dívidas federais. E o segundo, Inovar Máquinas, propõe a desoneração das fabricantes com conteúdo nacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of