faixa - nao remover

QUEM REDUZIR CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS VAI TER IMPOSTO MENOR A PARTIR DE 2013

Reduzir impostos para quem poupar gasolina. Foi a maneira encontrada pelo governo para incentivar a economia de combustíveis. O governo anunciou nesta quinta-feira ( 4)  o novo regime automotivo, que vai reduzir o  impostos de veículos com menor consumo de combustível e que utilizem insumos considerados estratégicos, que serão definidos de acordo com critérios de segurança e eficiência. As novas regras vão durar a partir do ano que vem, até 2017, e podem levar a redução de até 34 pontos percentuais do IPI, dependendo das metas atingidas de elevação da eficiência de consumo de combustíveis e de investimento em tecnologia.

O novo regime não  têm exigência expressa de conteúdo mínimo local, ao contrário do atual. O governo não detalhou o que serão os insumos considerados estratégicos, mas, segundo a Anfavea, serão essencialmente produtos feitos no Brasil e no Mercosul. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, as novas regras darão um impulso para o crescimento da produção e da inovação no setor:

Os veículos que estiverem dentro das novas regras terão redução de 30 pontos percentuais no IPI. Além disso, os fabricantes que cumprirem metas adicionais de eficiência energética e de investimento em tecnologia terão redução adicional de até quatro pontos percentuais na alíquota do IPI.

No caso da eficiência energética, os veículos terão dois pontos extras de redução no IPI se elevarem, até 2016, a eficiência do consumo de combustível do patamar atual de 14 km por litro de gasolina para 17,2 km por litro. No caso do etanol, a elevação será de 9,7 km por litro para 11,9 km por litro

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of