RAFAEL GROSSI CHEGA AO BRASIL NA PRÓXIMA SEMANA PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS | Petronotícias




faixa - nao remover

RAFAEL GROSSI CHEGA AO BRASIL NA PRÓXIMA SEMANA PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

grossi-1140x640A próxima semana será certamente uma das mais importantes no ano para o setor nuclear brasileiro, com o desembarque no país do diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi (foto). Ele participará de uma série de atividades ao longo da semana, incluindo a participação de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira (19). O evento, que começará às 14h, será realizado em conjunto com a Comissão de Minas e Energia, atendendo a um requerimento do deputado Julio Lopes.

A audiência será estruturada em três mesas temáticas. A primeira delas trará uma visão global sobre a energia nuclear. Rafael Grossi discutirá as tendências globais e o papel crucial da fonte nuclear no contexto da transição energética. Na segunda mesa, serão apresentadas as iniciativas internacionais em andamento. Entre os palestrantes estão Ernest Moniz, CEO da Energy Future Initiative e ex-Secretário de Energia dos EUA, e Isabelle Boemeke, influenciadora digital e criadora de conteúdo especializada em energia nuclear. Suas perspectivas sobre políticas e inovações tecnológicas no setor serão essenciais para compreender o cenário global e as futuras oportunidades.

celso-cunhaNa terceira mesa serão discutidas iniciativas e oportunidades específicas do Brasil. O debate contará com o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de Esquadra Alexandre de Faria, o diretor-presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Celso Cunha, o diretor-presidente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Newton Costa Neto, e o responsável pelo Laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia (LIARE) do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), professor Thiago Mastrangelo. O deputado Júlio Lopes será o coordenador dessa terceira mesa.

Para Celso Cunha, a audiência a realização desta audiência pública é um passo significativo para o debate sobre a transição energética no Brasil, destacando a energia nuclear como uma opção estratégica para um futuro sustentável. “Com a participação de especialistas de renome internacional e nacional, o evento promete trazer insights valiosos e fomentar discussões essenciais sobre as políticas e tecnologias nucleares”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of