RAÍZEN USA METODOLOGIA DA LEGO PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS EM SEUS FUNCIONÁRIOS
A Play in Company, responsável por trazer oficialmente a metodologia LEGO SERIOUS PLAY ao país, está utilizando a ferramenta para capacitar mais de 250 profissionais da área de Serviços a Clientes e Parceiros da Raízen, a fim de tornar o atendimento mais humanizado. O treinamento é um dos processos que está sendo utilizado para que a jornada de ‘Humanologia’ da empresa seja compreendida e praticada por todos, de dentro para fora. Sonia Dalefi, coordenadora de Relacionamento ao Cliente, explica que “ Nosso desejo é que nossos funcionários, responsáveis por atender nossos clientes, consumidores e parceiros trouxessem soluções incrementais para o atendimento atual que já dava muito certo, promovendo uma nova cultura de atendimento que demonstrasse claramente a eficiência dos serviços prestados e a preocupação em levar solução de forma simples e humanizada.”
A última pesquisa de satisfação aplicada ao time obteve nível recorde de 99%. E, desde 2014, segundo a empresa, é reconhecido pela excelência, presteza e rapidez nas soluções de problemas. Mas, mesmo com os indicadores, a executiva entendeu que não poderia se acomodar, já que o cliente está cada vez mais exigente. “Entendemos que o desafio seria grande, já que a necessidade de tornar o atendimento mais relacional – apesar do movimento inevitável de digitalização -, é a equação que vem ocupando a cabeça do mercado hoje. Além disso, como despertar o potencial criativo de uma equipe que já tem incorporado um padrão enraizado e que só traz resultados positivos? ”, comentou Mirian
Fávaro, sócia-diretora da Play in Company e facilitadora do processo.
“Como trabalhamos com uma metodologia totalmente customizável com peças LEGO, que são universais e promovem o hands on, apresentamos uma solução alinhada ao momento, ao perfil do time e aos objetivos da Raízen. Nas várias imersões que realizamos para entender o negócio da empresa e vivenciar de perto a experiência que o cliente B2B e B2C tem com a empresa, identificamos que a criação de um mapa com a jornada do cliente seria fundamental para que os colaboradores e áreas se localizassem no processo de forma sistêmica, entendessem a importância da colaboração e se engajassem ainda mais na missão de encantamento dos clientes”, complementa.
Os participantes tiveram a oportunidade de elaborar mapas de empatia, fazer pitchs de solução de problemas reais do dia a dia e de construir cenários ideais de atendimento humanizado, desenvolvendo diversas competências primordiais, como a escuta
ativa, empatia, comunicação, protagonismo, senso crítico, simplificação, adaptabilidade, gestão de tempo, inteligência emocional, respeito e sensibilidade. Além disso, também trouxeram ideias sobre oportunidades, ações, processos, ferramentas, atitudes e emoções que serão trabalhadas na sequência pela gestão, para que os aprendizados se transformem em prática.
“A mensagem de que somos solucionadores e não realizadores de tarefas foi compreendida por todos. Utilizar uma ferramenta de treinamento prática e lúdica, totalmente diferente das tradicionalmente expositivas e que é capaz de engajar diferentes perfis, foi decisiva em nossa escolha e no resultado”, afirma Sonia. “Tenho certeza de que daqui para frente, após essa vivência profunda, todas as experiências serão retransmitidas em nosso atendimento”, finaliza.

publicada em 27 de agosto de 2019 às 17:00 





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