RAÍZEN VAI EXPORTAR 500 MILHÕES DE LITROS DE ETANOL PARA OS EUA
A Distribuidora de combustíveis Raízen Trading, subsidiária da Raízen, joint venture entre Cosan e Shell, anunciou que já possui contratos para exportar 500 milhões de litros de etanol para os Estados Unidos. O número, equivalente ao total de etanol exportado para os EUA no ano passado, foi garantido pelo presidente da empresa, Leonardo Gadotti Filho, que espera um crescimento nas exportações entre 20% e 30% no setor em relação a 2011.
Os 500 milhões de litros já têm contrato garantido para exportação, segundo Leonardo Gadotti, que acredita que independente da oferta de etanol no mercado interno não irá interferir nas exportações, já que também existe a importação do etanol norte-americano. Segundo o presidente, nesta troca de volumes a Raízen Trading movimentou entre R$ 6,5 bilhões e R$ 7 bilhões em 2011, o que representou uma participação de 30% neste mercado.
Outro forte mercado de etanol para o Brasil é o Japão. Com demanda de 500 milhões de litros por ano, os japoneses já sinalizaram com um acordo a longo prazo para a importação de etanol brasileiro, procurando minimizar a procura pelo combustível. O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, esteve no Japão para audiência com autoridades sobre o assunto. Segundo ele, foram propostas também associações entre empresas brasileiras fabricantes de etanol e japonesas, visando a criação de meios de fornecimento de etanol brasileiro.
Deixe seu comentário