RAMBOLL DISCUTE EM EVENTO COMO APROVEITAR A RIQUEZA MINERAL NAS COMUNIDADES
A Ramboll, multinacional de consultoria, engenharia e design, participará hoje (16) e amanhã do 4º seminário Mineração & Comunidades, em Belo Horizonte. Com atuação focada em sustentabilidade no setor de mineração, a Ramboll realizará, no evento, o painel “Proposta de adoção de mecanismo de desenvolvimento territorial resilientes e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, apresentado por André Cintra, gerente de projetos. Ele apresentará às empresas do setor mineral que é possível e mais eficiente para seus negócios a adoção de mecanismos de desenvolvimento territorial embasados no conceito de resiliência, para fortalecer a relação entre a mineração e a comunidade, e sua contribuição para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
André Cintra explica que “A mineração tem um papel extraordinário na criação de riquezas para o País e, mais que isso, é fundamental para o desenvolvimento das comunidades em que está inserida. Para se ter ideia da importância econômica da mineração, ela foi responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribui com 25% do saldo comercial brasileiro em 2017, segundo o Ministério de Minas e Energia. Para que essa riqueza não acabe sendo perdida, é importante que sejam adotadas medidas de desenvolvimento para as comunidades locais.”
A expectativa da empresa no 4º seminário Mineração &X Comunidades é a de compartilhar abordagens inovadoras para que o setor de mineração possa lidar com os problemas e desafios existentes sob uma nova perspectiva, que integra os interesses de investidores e do negócio às aspirações da sociedade, sem entrar em uma polarização com adversários dos extremos que limita o desenvolvimento de cenários de benefícios comuns.
Uma governança mais transparente e dialogada com as partes interessadas traz não só benefícios para a cidadania, sociedade e comunidade onde a mineradora está inserida, mas também fortalece uma lucratividade mais sustentável à empresa. Essa é uma tendência em todo o mundo e, segundo um estudo da Harvard Business School, empresas com forte política de investimento em ações sociais e ambientais obtiveram na última década melhor desempenho em relação ao lucro, se comparadas às empresas com baixo ou nenhum investimento socioambiental.
Deixe seu comentário