RBNA CONSULT VÊ 2021 COM GRANDES POSSIBILIDADES DE NEGÓCIOS MAS QUER QUE O PAÍS SE EMPENHE NAS REFORMAS NECESSÁRIAS

Luis de MattosO empresário Luis de Mattos, CEO do RBNA Consult, é o convidado de hoje (6) para participar do Projeto Perspectivas 2021. A sua empresa iniciou as atividades há 30 anos, atuando no setor de engenharia naval. Logo depois, ampliou a sua área de atuação para o setor de óleo e gás. Foi a primeira empresa credenciada pela ANP para emissão de certificados de conteúdo local em todas as áreas do segmento. Com isso, ampliou seu conhecimento da cadeia de fornecedores de óleo e gás e estendeu suas ações para outras áreas de serviços. A companhia tem uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, economistas e administradores. A empresa atua também em outras frentes distintas na gestão da cadeia de suprimentos: desenvolvimento da cadeia de fornecedores para empresas âncoras e na avaliação de conformidade nos produtos e serviços entregues.

Importante dizer que a RBNA Consult também é acreditada pelo Inmetro para certificar programas de compliance antissuborno. Dessa forma, ficou mais atentaswswswssws às oportunidades no mercado de petróleo, já que as companhias do setor estão cada vez mais preocupadas com a ética em seus negócios. Essa certificação é feita com base na ISO 37001, norma que busca as melhores práticas de compliance. Vamos então saber as opiniões de Luis Mattos:

1- Como o senhor e a sua empresa enfrentaram os desafios de 2020, com a Pandemia apanhando a economia brasileira em pleno voo de subida?

– O RBNA Consult entendeu que como a empresa líder do mercado tinha responsabilidade em mostrar o caminho para o setor. Antes mesmo do protocolo de isolamento impostos em algumas cidades, a empresa colocou todos em casa e se preparou para o trabalho remoto. O foco principal foi a segurança da equipe, dos clientes e dos fornecedores. Esta decisão mostrou-se acertada, pois sendo o O&G um setor essencial e globalizado, toda a gtgtgtgcadeia passou a seguir o protocolo da OMS e nós já estávamos preparados.

2- Quais são as perspectivas do senhor e de sua empresa para 2021?

O setor de O&G trabalha no longo prazo e a possibilidade de melhora em relação à 2020 é concreta. Existe um amadurecimento evidente de novas tecnologias e oportunidades com embarcações autônomas, energia limpa, descomissionamento e extensão de vida útil; além de avanço em marcos regulatórios como o TAC do Conteúdo Local, o marco legal do gás natural e o radar anticorrupção do ministério da infraestrutura. Não esquecendo o Programa de Desinvestimento da Petrobrás. Além ededededdisso, a chegada da vacina deve lentamente aquecer o consumo de combustíveis.

3- Se o senhor fosse consultado, quais as recomendações e sugestões que faria para o governo neste novo ano que está prestes a iniciar?

– É preciso uma reforma tributária e uma reforma administrativa urgente. É preciso também manter os programas de incentivo a indústria que funcionam, como o Fundo para Renovação da Marinha Mercante, responsável pela construção de embarcações de apoio offshore no Brasil nos últimos anos e fundamental para modernização da frota frente aos novos marcos regulatórios internacionais que o Brasil é signatário, como a atualização da MARPOL pela IMO2020. É necessário também manter o defefghgcombate a corrupção, reforçando programas como o Radar Anticorrupção do Minfra. Se fizermos nosso dever de casa, podemos chegar no final de 2021 bem melhor do que iniciamos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of