NOVO REATOR NUCLEAR COREANO BUSCA APROVAÇÃO DA NRC
As empresas Kepco e KHNP começaram o processo de busca de aprovação do projeto APR1400 junto a Comissão Reguladora Nuclear (NRC, na sigla em inglês) com o envio de uma versão revista do projeto, em dezembro de 2014. Mas somente nesta semana o projeto teve finalizada a verificação de aceitação por parte do NRC, que decidiu que a aplicação revisada é suficientemente completa para que proceda a uma revisão da certificação do projeto completo.
Esta fase superada é determinante para que o projeto do reator atenda aos requisitos norte-americanos de segurança. O último projeto aprovado pelo NRC foi o reator simplificado de água fervente da GE-Hitachi, que teve sua certificação emitida em setembro.
O projeto APR1400 aceito para análise pelo NRC é um reator de água pressurizada com base na tecnologia coreana Reactor 1000, com design voltado para aumentar a segurança das instalações, a eficiência econômica e facilitar operação e manutenção. O cronograma de avaliação ainda será lançado pelo NRC.
Atualmente, quatro APR1400s estão em construção na Coréia do Sul. O primeiro destes reatores, Shin Kori, tem início de operação previsto para este ano. Nos Emirados Árabes Unidos também estão sendo desenvolvidos quatro reatores deste tipo, todos com operação programada para 2020.
Deixe seu comentário