RECÉM CHEGADA AO BRASIL, A GULF MOSTRA APETITE PARA CONQUISTAR O MERCADO AUTOMOTIVO NO PAÍS COM GRANDE INVESTIMENTO
A Gulf, marca global do setor de energia e lubrificantes, consolida o estabelecimento de sua subsidiária no Brasil – Gulf Oil Brasil -, iniciando as operações com a fabricação e distribuição de seus lubrificantes, em planta própria, e o licenciamento de sua bandeira para postos de combustíveis. Em seu comunicado, a empresa diz que “a iniciativa reforça o compromisso da Gulf com a região latino-americana e marca o início de um ciclo de crescimento e colaboração no país.” A operação que começou a ser estruturada em 2023, envolveu a aquisição de fábrica de lubrificantes, seleção de parceiro licenciador para a bandeira da marca, em postos de combustíveis, e a definição das metas de expansão de curto prazo em segmentos como agro. Sob a liderança de Ramiro Ferrari, General Manager da Gulf Oil Brasil, uma equipe de profissionais com experiência no mercado de petróleo, implementou o planejamento desenhado pela matriz da marca para o Brasil, alinhado ao cronograma proposto, de modo a iniciar 2024 com a operação consolidada e plenamente ativa.
Para a produção dos lubrificantes Gulf destinados aos segmentos automotivo, industrial e agrícola, foi adquirida planta em Iperó – SP. A fábrica com capacidade de produção de 3 milhões de litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado. A meta da empresa é ampliar a produção para 4.500.000 litros/mês, nos próximos meses para fazer face ao seu planejamento de expansão no mercado.
“Nosso principal foco, além dos aspectos de conformidade para produção de lubrificantes Premium da linha automotiva como Gulf Formula, Gulf Ultrasynth e Gulf Pride, apenas para mencionar alguns, reconhecidos e aceitos pelo mercado brasileiro, foi assegurar a manutenção da operação e garantir o engajamento dos colaboradores, por meio de amplo compartilhamento dos valores e tradição da marca Gulf”, explica Ramiro Ferrari.
Marca pioneira, responsável pelo primeiro posto de combustíveis de varejo do mundo, em 1913, a Gulf continua no segmento, atestada pela presença da bandeira em mais 1400 postos, em 26 países. Em parceria com a Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta da empresa é inaugurar 200 estabelecimentos com a bandeira Gulf até o final deste ano. O trabalho já foi iniciado e, até o momento, já são 20 postos de combustíveis operando sob a bandeira Gulf, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, agregando todos os benefícios da tradição da marca.
Presença constante nas pistas de competição, a Gulf coleciona dezenas de vitórias no automobilismo, em diversas categorias, há quase 90 anos. Pelo segundo ano consecutivo, parceira da equipe Williams no Campeonato Mundial de Fórmula 1, a marca tem expectativas otimistas para a temporada de 2024. Parcerias que compartilham o DNA da Gulf – inovação e trabalho conjunto – são parte essencial da trajetória da marca. Destaca-se, também, a associação com a McLaren para a qual for desenvolvido o lubrificante de primeiro enchimento e que é recomendado pela montadora.
Mike Jones (foto à esquerda), CEO mundial da Gulf Oil, falou sobre as expectativas da expansão da marca no mercado latino-americano, particularmente no Brasil. “A Gulf opera em todos os continentes do mundo, mas estamos realmente focando muito na região da América do Sul e, em particular, no Brasil. O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América do Sul e tem um potencial real para uma marca como a Gulf se destacar. Estamos buscando crescer rapidamente. Queremos investir muito na busca deste objetivo”, declarou.
Acompanho o automobilismo desde fins da década 60 e esta marca tornou lendárias nas corridas de longa duração, da FIA, patrocinando a Porsche, que concorria com Ferrari e outras marcas, alem de concorrer c/ outras marcas de combustíveis:AGIP, ELF, SHELL
Parabéns pela longevidade de seus produtos e sejam benvindos e tenham bastante sucesso nos seus negócios em solo brasileiro.