REFAP E SENAI ASSINAM ACORDO PARA CAPACITAÇÃO DE SOLDADORES
A Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e o Senai assinaram ontem um convênio para a implantação de um laboratório para certificação de soldadores, que será instalado no Senai de Canoas (RS). A parceria foi consolidada com a presença do diretor-presidente da Refap, Roberto Nagao, e do diretor regional do Senai, José Zortea.
O laboratório contará com a supervisão e critérios da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS). Para Nagao, a parceria chega para reverter o atual gargalo por mão de obra especializada existente no estado. “Os cursos vão requalificar os trabalhadores, que passarão a atuar em outro patamar profissional”, destacou, lembrando que os técnicos formados poderão atuar nas obras de ampliação da refinaria, mas também no Pólo Naval e em outras empresas.
No primeiro momento, o convênio prevê a realização de cursos técnicos para a formação de 96 soldadores de tubulação, 48 caldeireiros, aplicação de processo de certificação ABRAMAN para 98 caldeireiros, além da formação e aplicação de certificação para 40 inspetores de solda nível 1. Até o momento, a certificação que será fornecida através da parceria era obtida somente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) apoiará a parceria por meio de bolsas de estudos para os alunos desempregados, participantes dos cursos de formação de soldadores de tubulação e caldeireiros. O valor do investimento será superior a R$ 2 milhões.
Meus agradecimentos ao grupo REFAP e parabéns ao senai por acreditar cada vez mais no povo gaúcho,o caminho da mudança está na educação principalmente a do jovem valeu.