REFINARIA HYDRO ALUNORTE VAI PARALISAR ATIVIDADES E EMPREGOS PODEM SER AFETADOS | Petronotícias




faixa - nao remover

REFINARIA HYDRO ALUNORTE VAI PARALISAR ATIVIDADES E EMPREGOS PODEM SER AFETADOS

hydroA refinaria de alumina Hydro Alunorte, no Pará, anunciou nesta quarta-feira (3) que irá suspender totalmente sua operação, causando temor em relação aos empregos diretos e indiretos na região. Segundo a empresa, a decisão foi tomada após se verificar que a área de depósito de resíduos de bauxita 1 (DRS1) está próxima de atingir sua capacidade máxima.

Existe um embargo que impede a utilização de uma nova área de depósito de resíduos de bauxita, que estava em comissionamento em fevereiro. Também está proibida a utilização de tecnologia de filtros prensa, que de acordo com a companhia, reduziria a área de armazenamento necessária e a pegada ambiental

Desde março, a Alunorte está operando com 50% de sua capacidade de produção, após embargos das autoridades ambientais. Para lembrar, nos dias 16 e 17 de fevereiro, a cidade de Barcarena (PA), onde está localizada a planta, foi atingida por fortes chuvas, causando alagamentos na região. Um laudo do Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou a contaminação por chumbo e outros metais nas águas do município. A empresa, no entanto, segue afirmando que não houve vazamentos.

Auditorias internas e externas confirmam que não houve vazamento ou transbordo dos depósitos de resíduo de bauxita e não há indícios de contaminação decorrentes do evento da chuva de fevereiro“, afirmou a Hydro.

Com a decisão de paralisar as atividades, não só a unidade de Barcarena será paralisada, mas também a mina de bauxita de Paragominas (PA). A Hydro declarou que está trabalhando junto aos sindicatos para reduzir as consequências para os empregados, mas a afirmou que a suspensão da operação “afetará empregos diretos e indiretos em ambas as unidades“.

Continuaremos trabalhando de forma construtiva com as autoridades para suspender o embargo e retomar as operações, a fim de restabelecer a Alunorte como a maior refinaria de alumina do mundo”, comentou o Vice Presidente Executivo de Bauxita & Alumina da Hydro, John Thuestad.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of