REFINARIAS EM TODO O MUNDO ESTÃO INVESTINDO MAIS EM DIGITALIZAÇÃO
As refinarias estão cada vez mais investindo em soluções digitais. É o que indica um novo estudo da Accenture, que ouviu 145 profissionais da área petrolífera, incluindo executivos de alto escalão, líderes funcionais e engenheiros de refinarias do mundo todo, inclusive do Brasil. A pesquisa aponta que 56% dos entrevistados estão investindo mais ou significativamente mais em tecnologias digitais na comparação com o último ano.
As áreas de negócios mais impactadas segundo as pessoas ouvidas pela Accenture são planejamento e execução de produtos, manutenção e credibilidade e projetos de engenharia e de capital. Apesar do uso crescente das soluções digitais, o estudo revela que o impacto nas margens operacionais ainda é baixo.
Segundo a pesquisa, ao longo do último ano, o número de refinarias com melhorias acima de 10% nas margens caiu de 11% para 3%. Já as refinarias com impacto nas margens entre 7 e 10% passou de 19% para 11%. Por fim, as plantas com avanços nas margens entre 2% e 6% baixou de 46% para 38%.
Além disso, houve redução no número de executivos refinarias notaram valores significativos (acima de 100 milhões de dólares) advindos do digital, saindo de 6% para 3%. “O estudo sugere que os desafios para o escalonamento das iniciativas digitais sobre a base de ativos é o que impede as refinarias de capturar todo o valor que o digital pode oferecer”, explicou a Accenture.
Outro desafio é vencer a resistência em equipes e na cultura organizacional para uma implantação mais ampla das tecnologias digitais. De acordo com o estudo, o número de refinarias que notou esse sentimento entre seus colaboradores passou de 33% em 2018 para 48%.
Deixe seu comentário