REGULADORES NACIONAIS PERMANECEM RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA NUCLEAR NA UNIÃO EUROPEIA
O presidente do Grupo de Regulamentação dos Mercados Europeus de Segurança Nuclear (ENSREG), Gerald Hennenhöfer (foto), sugeriu que a comissão não tem a experiência necessária para garantir e avaliar a segurança das centrais nucleares europeias. Em audiência pública em Bruxelas sobre as alterações propostas no verão passado pela comissão de diretrizes de segurança nuclear para a União Europeia, que daria ao grupo o poder regulatório sobre a segurança das centrais nucleares na Europa. A lei seria adotada antes do fim de junho.
Hennenhöfer sugeriu que a nova diretriz deve traçar um objetivo de fortalecer a responsabilidade, a competência e a independência dos reguladores nacionais. A comissão teria o poder de levar países da União Europeia ao tribunal se eles não implementarem as recomendações técnicas das publicações autorizadas.
O diretor-geral da Foratom, Jean-Pol Poncelet, concorda que os reguladores nacionais devam permanecer responsáveis pela segurança das instalações nucleares em seus países. Para ele, a cooperação entre autoridades de segurança nacionais é o melhor modo de alcançar o alinhamento da segurança nuclear na União Europeia nos mais altos padrões.
Deixe seu comentário