REGULAMENTAÇÃO DA TARIFA BRANCA PODE REDUZIR CUSTOS DE ENERGIA EM 13% PARA CONSUMIDORES
Impulsionado pela crise hídrica e por dificuldades da economia, o custo da energia no Brasil vem crescendo desde o ano passado e não dá sinais de melhora. Novas soluções para o consumidor, no entanto, podem partir da regulamentação da tarifa branca, resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que firma cobrança diferenciada para consumidores de baixa tensão. A medida traria uma redução de até 13% nas contas de luz, segundo estudado elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO).
A organização do consumo pode levar a reduções ainda maiores para o bolso dos consumidores. A tarifa branca tem como base a distinção entre o custo do consumo de residências e comércios nos horários de pico, de cerca de três horas por dia, e intermediários, duas horas antes e depois do horário de pico.
De acordo com o diretor da ABESCO, José Starosta (foto), a medida ainda precisaria de regulamentação específica, mas já resultaria em grandes benefícios.Como já acontece para grandes consumidores, o cliente poderia optar por deslocar a concentração do uso da energia dos horários de pico e intermediário.
Deixe seu comentário