REINO UNIDO E JAPÃO SE UNEM EM UM PROJETO DE AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA PARA DESCOMISSIONAR USINAS NUCLEARES

frrrgrgO Reino Unido e o Japão assinaram um acordo de colaboração em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para ajudar a automatizar o descomissionamento nuclear e também para aspectos da produção de energia de fusão. A expectativa é que essas pesquisas resultem em novas técnicas  de robótica e automação para serem usadas pelos dois países.  O projeto de robótica Reino Unido-Japão tem duração de quatro anos e foi batizado como  LongOps. O objetivo é apoiar a entrega de descomissionamentos mais rápidos e seguros nos reatores danificados da Tokyo Electric Power Company (Tepco) na planta de Fukushima Daiichi no Japão e no Complexo Sellafield no Reino Unido, usando braços robóticos de longo alcance. O financiamento desse projeto será feito meia a meio pela UK Research and Innovation (UKRI), pela Nuclear Decommissioning Authority (NDA) do Reino Unido e pela japonesa Tepco.

A instalação de Aplicações Remotas em Ambientes Desafiantes (RACE) da Agência de Energia Atômica do Reino Unido liderará o projeto, projetará a estratégia e fornecerá novos recursos robóticos com potencial global. São esperados  benefícios diretos, como oportunidades de emprego, avanços para tecnologias, aprimoramento das capacidades científicas e de engenharia no Reino Unido e no Japão.  Uma característica do programa LongOps será a implantação de tecnologia sofisticada de “gêmeos digitais” – modelos virtuais onde o emparelhamento dos mundos virtual e físico permite uma análise altamente detalhada de dados e a previsão de possíveis problemas operacionais e de manutenção. O software criado permitirá mostrar como essas máquinas são controladas em tempo real durante as operações remotas.

Os desenvolvimentos do LongOps também serão aplicados à atualização, manutenção e desmontagem de dispositivos de fusão. Adrian Simper, diretor de swwswswsestratégia e tecnologia do NDA, disse: “A robótica nos oferece novas maneiras de lidar com nosso trabalho complexo com segurança, proteção e economia. Esta colaboração internacional única nos permite reunir conhecimento e experiência do Japão, trabalhando juntos e investindo em formas de ponta para encontrar soluções para nossos problemas comuns e beneficiar nossa missão de limpeza.”

Para o  Diretor de Descomissionamento da Tepco, Akira Ono, “Já se passou quase uma década desde o acidente de Fukushima Daiichi em 11 de março de 2011. A descontaminação e o descomissionamento de Fukushima Daiichi da Tepco foram realizados inicialmente em uma base de resposta de emergência, mas agora iremos entrar em cena de enfrentar desafios em território inexplorado, como a recuperação de resíduos de combustível. Reconheço que a robótica e a tecnologia de controle remoto são um dos fatores-chave de sucesso mais importantes para o projeto de recuperação de resíduos de combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of