REINO UNIDO IRÁ APOIAR ANP NO DESENVOLVIMENTO DE REGULAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE GÁS NÃO CONVENCIONAL
O Reino Unido e a ANP anunciaram uma parceria de um ano, para desenvolver uma regulação para exploração segura e sustentável de gás não convencional. O anúncio foi feito pelo cônsul-geral adjunto no Rio de Janeiro, Matt Woods (foto), durante o seminário promovido pelo consulado britânico para discutir novas tecnologias na área de petróleo e gás.
De acordo com entidades técnicas e ambientais, a extração do gás não convencional, como o gás de xisto, pode acarretar riscos de contaminação dos aquíferos e prejudicar o uso humano, porque precisa ser retirado por meio do fraturamento hidráulico da rocha, o que pode provocar vazamento. Em carta aberta, divulgada no final do ano passado, elas criticaram a falta de regulamentação e pediram que o gás não convencional fosse retirado de licitação da ANP.
Na última segunda-feira (23), o pedido da ANP para anular o efeito suspensivo da 12ª rodada foi recusado pela Justiça Federal do Paraná. O leilão, realizado no ano passado, provocou protestos da população da região Oeste do estado devido aos possíveis impactos ambientais. Sete blocos foram arrematados pela Petrobrás, sendo cinco em parceria com a empresa Cowan Petróleo. Os demais foram arrematados pela Petra Energia.
Deixe seu comentário