REIVE BARROS É CONFIRMADO NOVO SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO | Petronotícias




faixa - nao remover

REIVE BARROS É CONFIRMADO NOVO SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO

FSSSSEra um nome esperado pelo mercado. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, optou por escolher o engenheiro eletricista Reive Barros como o novo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (17). Barros é graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com linha de pesquisa em Gestão de Empreendimentos de Transmissão de Energia Elétrica e Especialista em Administração Estratégica. O novo secretário da SPE consolida 36 anos de experiência profissional, com carreira desenvolvida em grandes empresas do setor elétrico na área de distribuição e transmissão. Antes da nomeação para o MME, esteve à frente da presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) é responsável por desenvolver ações estruturantes de longo prazo para a implementação de políticas setoriais. Funciona como núcleo de gerenciamento dos programas e projetos e assegura a integração setorial no âmbito do Ministério. A SPE traça as diretrizes e coordena a elaboração e implementação dos instrumentos do planejamento energético brasileiro, tais como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o Plano Nacional de Energia (PNE) e a Matriz Energética Nacional.

A Secretaria também estrutura a política nacional de planejamento energético associando os relatórios e estudos sobre a expansão da oferta e da demanda de energia no Brasil à definição de políticas públicas para o setor. A análise dos diversos planos instrui a tomada de decisão das políticas públicas realizadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e implementadas pela SPE. Além disso, a SPE avalia e promove as análises necessárias para a outorga de concessões, autorizações e permissões de uso de bem público para serviços de energia elétrica, assim como o atendimento das diretrizes do governo quanto à valorização das potencialidades regionais, diversificação da matriz energética, inserção de fontes renováveis, eficiência energética e aumento da segurança energética, de forma ambientalmente sustentável.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of