RELATÓRIO APONTA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS COM PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL
Um novo relatório aponta que os preços de gás e carvão continuarão baixos nos próximos anos, ao mesmo tempo em que os custos com energia limpa, como solar e eólica, terão custos de produção menores.
O documento foi elaborado pela Bloomberg New Energy Finance e indica que os custos de geração por MWh para a fonte eólica onshore ficarão até 41% menores em 2040. No caso da energia solar, a produção ficará 60% mais barata. O relatório aponta que as duas fontes serão as mais baratas para produção de eletricidade em muitos países durante a próxima década, e na maior parte do planeta a partir de 2030.
Já os preços de gás e carvão sofrerão queda de 30% e 33%, respectivamente, refletindo um excesso de oferta para estes insumos e, consequentemente, abaixando o custo de produção de energia a partir destas fontes. O aumento de geração a carvão na Índia e de outros países emergentes elevará as emissões de poluentes, no ano de 2040, a uma taxa 5% acima na comparação com 2015.
“Aproximadamente US$ 7,8 trilhões serão investidos globalmente em energias renováveis entre 2016 e 2040, dois terços do investimento de toda a capacidade de geração de energia, mas isso exigiria trilhões a mais para colocar as emissões mundiais em uma faixa compatível com a meta de clima de 2°C das Nações Unidas”, explicou Seb Henbest (foto), um dos autores do estudo, se referindo ao acordo climático de Paris, aprovado durante a Conferência do Clima, em dezembro do ano passado.
Deixe seu comentário