AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA APONTA CAMINHOS PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ESPANHA
A Espanha foi elogiada pela Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) por conta da melhora implementada na segurança energética do país. A agência também apontou espaços onde pode ser melhorado o portfólio energético, como eficiência energética, de modo a dissociar as emissões de gases de efeito estufa do crescimento econômico. Os dados constam no relatório “Políticas Energéticas dos Países da IEA: Espanha – 2015”.
No documento, é destacado o processo que a Espanha vem passando de diminuição nas importações e aumento na oferta de energia renovável. A diversificação e confiabilidade do sistema energético espanhol foi o principal ponto do estudo.
A diretora da IEA, Maria van der Hoeven (foto), ao apresentar o relatório em Madrid, disse esperar que haja um novo impulso para o estabelecimento de acordos de entre Espanha e França no gás e na eletricidade. “Depois de tantos anos de resultados limitados, é encorajador ver estes passos na direção certa – mas sejamos claros, eles são os primeiros passos. Na verdade vamos precisar de muitas vezes mais interconexões para tais esforços para mostrar verdadeiramente o seu valor”, afirmou.
Nos últimos anos, foi realizada uma reforma ampla e profunda do mercado da electricidade, que, entre outros aspectos, mudou fundamentalmente os princípios de remuneração para a energia renovável.
“A Espanha deve agora manter o seu compromisso forte e de longo prazo para um sistema de eletricidade financeiramente sustentável. Para recuperar a confiança dos investidores, também deve acompanhar de perto os princípios da transparência, previsibilidade e segurança aquando da revisão das políticas e regulamentos”, conclui Maria van der Hoeven.
Deixe seu comentário